Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Cicloturismo: uma relação interdisciplinar possível entre lazer e meio ambiente no ensino médio
Dayane Ramos Dórea, Isis Santos Moreira Carvalho, Maria de Fátima Ramos Dórea, Adailton de Jesus Souza, Viviane Rocha Viana

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


Este relato de experiência reflete o trato pedagógico da cultura corporal numa perspectiva de lazer e meio ambiente, contextualizando as práticas corporais na natureza. O objetivo foi fomentar nos educandos o entendimento da relação intrínseca entre lazer e meio ambiente, por meio da realização de práticas corporais capazes de estabelecer vínculos individuais e coletivos na relação homem-natureza, conscientizando à preservação ambiental. O trabalho fundamenta-se num projeto interdisciplinar voltado para alunos do Ensino Médio Regular e Profissionalizante do Colégio Estadual Celina Saraiva, oriundo da necessidade de reconhecimento e compreensão dos espaços públicos favoráveis à pratica do lazer na cidade de Esplanada, Bahia, situada no Território de Identidade 18 – Litoral Norte e Agreste Baiano. Na divertida aventura educativa intitulada cicloturismo, os alunos puderam, através do passeio ciclístico, identificar e perpetrar atividades lúdicas nas praças, nascentes e pequenas matas localizadas num raio de cinco quilômetros de distância da instituição de ensino, reconhecendo também as interações que tomam o ambiente como uma natureza do tipo paisagem, educando para o lazer e, mais especificamente, para vivenciar o lazer na natureza. Ao problematizar o lazer e o meio ambiente de forma interdisciplinar, o aprofundamento da temática tornou-se menos complexo, possibilitando aos estudantes estabelecer relações com suas vivências cotidianas. Contextualizamos a relação entre lazer e meio ambiente através da educação ambiental, políticas públicas, turismo e valorização das paisagens da cidade, bem como dos espaços públicos à prática do lazer, principalmente por meio das práticas corporais na natureza, embasadas nos conhecimentos que a cultura corporal engloba. Destarte, a Educação Física, com os conhecimentos da cultura corporal, junto com as demais disciplinas do currículo escolar, promove práticas selecionadas conforme o contexto sociocultural dos educandos, com possibilidades educativas que abrigam uma perspectiva ampliada de formação sobre a relação do lazer com o meio ambiente. Tal pressuposto significa interpretar a escola como formadora de sujeitos autônomos que agem, interagem, expressam-se, movimentam-se por meio da cultura corporal e tomam decisões ambientalmente sustentáveis também em seu tempo livre.

Palavras-chave


Lazer, Meio ambiente, Cultura Corporal, Interdisciplinar

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

MARINHO, A.; INÁCIO, H. L. de D. Educação física, meio ambiente e aventura: diálogos possíveis. Disponível em: . Acesso em: 06 ago. 2016.

PIMENTEL, G. G. de A.; MOREIRA, E. C.; PEREIRA, R. S. Lazer, meio ambiente e educação física escolar: relações possíveis? Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 1­319, jan./mar. 2013. Disponível em: . Acesso em: 03 ago. 2016.

Texto completo: docx