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As relações entre lazer e educação no ambiente escolar: uma análise a partir da Revista Licere/UFMG.
Lizandra de Souza Lima

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


Esse estudo investiga as relações entre as práticas de lazer e seu potencial educativo, como método pedagógico e também como tema base de ensino, dentro da escola. Assim, pretendemos identificar quais as concepções de lazer que se relacionam com a educação no referido ambiente, de forma a viabilizar a educação para/pelo lazer. Para isso, compreendemos o lazer como uma prática cultural humana, vivida no tempo disponível, que reflete variados interesses culturais, em suas diversas linguagens e manifestações. Diversos fatores determinam as atividades escolhidas e o sentido atribuído ao lazer, desde as relações cotidianas estabelecidas, até o acesso a bens e equipamentos. Em todo caso, o potencial educativo do lazer é reconhecido pela Educação Física (EF), como caminho possibilidade de emancipação humana. Nessa linha, reconhecemos dois pontos primordiais sobre o lazer: o que determina sua prática e o que essa prática desperta e imprime no autor da ação. Como metodologia, optamos pela análise de conteúdo, tendo como base de dados as publicações da Revista Licere, periódico de publicação regular dedicado aos estudos sobre o lazer, vinculado ao Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais, por ser esta uma Revista especializada no tema, a única da EF. Para essa pesquisa qualitativa descritiva foram selecionadas produções das edições entre 2007 e 2016, escolhendo as que apontassem desde o título, sua relação com o tema de estudo supracitado. Destacamos assim, catorze artigos, publicados em português, sendo doze integrais e dois o resumo. As análises mostram que as discussões rondam: análises sobre políticas públicas que utilizam a escola como equipamento de lazer (4); a ligação do lazer e o lúdico (3); a possibilidade do lazer como meio de desenvolvimento humano (3); educação física (2) e artes (1) como disciplinas introdutórias do lazer na escola; as ligações do lazer e a educação ao longo da história (1). Identificamos uma consonância no que diz respeito a capacidade da escola em educar para o lazer, entendendo o mesmo como finalidade do processo de ensino e não apenas como método pedagógico. É possível identificar nas experiências pedagógicas explicitadas, práticas voltadas ao esporte e a educação ambiental, e nos estudos de caso, análises de programas de políticas públicas que utilizam o espaço da unidade escolar, discursos que corroboram essa concepção e atestam a capacidade estrutural da escola em atender essa demanda. Nessas experiências pedagógicas foi explanado também a capacidade de apreensão de valores e práticas sociais a partir das atividades de lazer, para além das questões curriculares.

Palavras-chave


Lazer; Educação; Escola

Referências


MELO, Victor A. de; Introdução ao Lazer, 2ª edição, São Paulo: Editora Manole, 2012.
MASCARENHAS, Fernando. Lazer: como prática da liberdade, uma proposta educativa para a juventude. 2. ed. Goiânia: Editora da UFG, 2003
MARCELLINO, Nelson C. Pedagogia da Animação. Campinas: Editora Papirus,1990
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

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