Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Metodologia de ensino na educação física escolar
Ariane Ramos de Almeida, Lidiany Ferreira Lisboa, Marlon Messias Santana Cruz

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


A Educação Física vem se tornando fundamental no processo de desenvolvimento humano no que se refere à compreensão do próprio corpo. As diferentes práticas, culturas e expressões corporais exercem grande influência na formação do indivíduo. O objetivo do presente estudo é apresentar os resultados obtidos a partir da experiência do estágio de observação, fazendo uma análise da metodologia de ensino adotada pelos professores com enfoque no “desinvestimento” pedagógico. Tendo como método o acesso ao plano de curso da escola para análise, a caderneta de chamada, conversa com os professores e a observação das aulas. Foi possível perceber a diferença entre as metodologias adotadas pelos professores, e a insuficiência das mesmas para obter resultados satisfatórios. Ao simplesmente aplicar um conteúdo, sem fundamentação e sem conscientização dos alunos sobre a relevância do mesmo, o professor reforça o paradigma de que a Educação Física não tem importância enquanto componente curricular escolar, na medida em que não explica e fundamenta o porquê e para que é importante o que está sendo mediado. Diante do exposto, fica evidente a necessidade do investimento pedagógico por parte dos professores observados, havendo uma reflexão sobre a prática docente que vem sendo aplicada, principalmente no âmbito metodológico.
Palavras-chave: Metodologia, desinvestimento pedagógico, educação física.

Palavras-chave


Metodologia, desinvestimento pedagógico, educação física

Referências


AGUIAR, E. J. S.; MARÇAL, I. L. Planejamento em educação física: ocorre de fato? CONCENO, 2010.

BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educaão Física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2002.

CALDEIRA, A. M. S. A formação de professor de Educação Física: Quais saberes e quais habilidades. Ver. Bras. Cienc. Esporte, 2001.

DARIDO, S. C. A avaliação da educação física na escola. In: UNIVERSI¬DADE ESTADUAL PAULISTA, 2012.

DORTA. A metodologia da ação docente no processo de ensino e aprendizagem: contribuições para a prática educativa. Disponível em: http://www.faculdadecatuai.com.br/wp-content/uploads/A-METODOLOGIA-DA-ACAO-DOCENTE-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-E-APRENDIZAGEM-Greice-Cristina.pdf
Acesso em: 26 de Maio de 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (coleção Leitura).

GONÇALVES, C. L; PIMENTA, S.G. Revendo o ensino de 2º grau, propondo a formação do professor. São Paulo: Cortez, 1990.

GUERRA, M. D. S. Reflexões sobre um processo vivido em estágio supervisionado: Dos limites às possibilidades. 1995.

MACHADO, T. S. et al. As práticas de desinvestimento pedagógico na educação física escolar. Rev. Movimento; Porto Alegre, 2010.

LAKATOS, E. M.; MARCONI. M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003.

MEZARROBA, Cristiano; ZOBOLI, Fabio. Teoria e prática na Educação Física escolar: das tensões históricas às possibilidades de superação. Pensar a Prática; Goiânia, 2013.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. 114 p.

PIMENTA, Selma Garrido. Estagio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Serie saberes pedagógicos).

PIMENTA, Selma Garrido. O estagio na formação de professores: unidade teoria e prática ? São Paulo: Cortez, 1997.

SANTOS, K. R. V. et al. As possibilidades de superação da Educação Física sem sentido: uma experiência na prática de ensino. RBCE, 2014.

VILLAS BOAS, B. M. F. A avaliação na escola. Módulo III, Universidade de Brasília. Centro de Educação a Distância, 2007.

Texto completo: docx