Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

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Lazer, sociedade e saúde: contextualizando o NASF nessa relação
Nayara Suênia Oliveira Oliveira, Emília Amélia Pinto Costa Rodrigues

Última alteração: 2016-10-06

Resumo


O Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio da Família- NASF com o objetivo de apoiar as equipes de Estratégia de Saúde na Família, ampliar a cobertura de serviços e ações na atenção básica, resultando na diminuição de demanda na rede especializada. É constituída por equipes multidisciplinares, podendo ser classificada em 3 Modalidades: modalidade 1, 2 e 3, a escolha da modalidade depende do tamanho e de quantas equipes de ESF tem o município. Esse trabalho tem o objetivo relatar experiência de atuação do professor de educação física no NASF e suas relações com o âmbito do lazer. O NASF em questão situa-se na cidade de Guarabira/Paraíba. Guarabira possui população de aproximadamente 60 mil habitantes, 19 unidades de ESF, e três equipes de NASF modalidade 1. Por existirem três equipes de NASF na cidade, chamaremos a equipe relatada de NASF I. O NASF I atende seis ESF da zona Urbana da cidade. Realiza atividades no Programa de Saúde na Escola – PSE, atendimento individual e visitas domiciliares, atendendo todas as faixas etárias. O professor de educação física dentro da atenção básica possui relação próxima com os grupos de saúde, mais especificamente, grupos de terceira idade. As atividades desenvolvidas requerem do professor o máximo de cautela por se tratar de pessoas em sua maioria sedentárias e portadoras de doenças crônicas. O lazer torna-se ferramenta necessária, pois muitos dos sujeitos participantes não possui outras possibilidades de vivências desse direito. São desenvolvidas atividades variadas, como dança, oficina de criação, caminhada, orientada ao ar livre, modalidades como aero box e circuito funcional. Uma fragilidade que limita a ampliação dessas vivências, é a falta de espaços qualificados para o desenvolvimento de tais atividades. Algumas unidades contam apenas com um corredor principal, local onde já é utilizado para sala de espera pelos pacientes. Esse fator por vezes, desestimula o usuário assim como o profissional que fica impossibilitado de desenvolver suas funções. Tentando solucionar esses problemas, as equipes de ESF juntamente com o NASF, procura firmar parcerias com igrejas, escolas, CRAS e associação de bairro utilizando esses espaços para essas vivências de lazer e práticas corporais. Destaca-se também a falta de qualificação nos cursos de graduação para atuação do profissional de educação física dentro da atenção básica através do NASF. Precisamos romper a barreira e ampliar as possibilidades nas nossas práticas, principalmente para proporcionar o lazer e uma vida de qualidade a todos os sujeitos.

Palavras-chave


Lazer, saúde, NASF, educação física.

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