Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Futebol, apenas meninos jogam? Um relato experiência no contexto escolar
Elizandra Bezerra Almeida, Marlon Messias Santana Cruz, Alberto Joz da Silva Pamponet

Última alteração: 2016-09-15

Resumo


O seguinte estudo trata-se de um relato de experiência referente à intervenção pedagógica realizada por bolsistas de Iniciação à Docência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia - UNEB Campus XII. O trabalho pedagógico aqui apresentado concretizou-se em uma Escola Municipal na cidade de Guanambi/BA, com uma turma do 3º ano do ensino fundamental. Tomamos como base para este relato as propostas do plano de curso do munícipio fundamentando na perspectiva cultural, após a identificação dos conteúdos a serem trabalhados, realizamos um mapeamento com a turma para saber suas concepções sobre o futebol. É de suma importância trabalhar, contextualizando e analisando o futebol nas aulas de Educação Física escolar de forma crítica, quando envolve discussões principalmente relacionadas a questões de gênero, despertando o respeito e valorização da inserção da mulher no contexto do futebol na escola. Destarte, o objetivo desse estudo, perpassa por relatar e discutir como se deu a prática pedagógica de um dos temas apresentados no mapeamento, sendo ele o futebol, evidenciando os desafios e as possibilidades que sucederam o trabalho.
Palavras-chave: PIBID, Futebol, Gênero.

Palavras-chave


PIBID, Futebol, Gênero.

Referências


LOURO, G. L.; Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

NEIRA, M. G.; LIMA, M. E. de.; NUNES, M. L. F (Org.) Educação Física e culturas: Ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2012.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

NEIRA, M. G.; NUNES, M.L.F. Educação física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

NEIRA, M. G; A cultura popular como conteúdo do currículo multicultural da Educação Física. Revista pensar a prática, 2008.

NEIRA, M. G; A reflexão e a prática no ensino: Educação Física. Ed. Edgard Blücher Ltda. São Paulo: 2011.

NEIRA, M.G. e NUNES, M. L. F. Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis. 2011.

SILVA, S. R., CAMPOS, P. A. F.; Futebol e a educação física na escola: possibilidades de uma relação educativa. Cienc. Cult. Vol.66. São Paulo, 2014.

SOUSA, L. R. M., ARAUJO, D. M. E. ; O futebol na escola: uma abordagem cultural. NEPEF. UFPI ISSN. 2007.

Texto completo: docx