Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Aspectos benéficos, físicos e psicológicos dos praticantes da corrida do suruá na cidade de guanambi-ba
João Alírio Públio Barberino da Silva, Adauto Pereira da Silva, Maciel Nogueira de Souzza, Tarley Neves Silva

Última alteração: 2016-09-20

Resumo


Desde seus primórdios o homem utilizava de seus valores físicos para resistir em um mundo hostil e repleto de perigos, devido a isso realizava movimentos para se livrar de tais ameaças, aproveitando de suas predisposições biológicas para tirar vantagem de outros seres vivos. O atletismo segundo Pich (2011) é considerado o esporte mãe ou ainda a mãe dos esportes, pois ele é fonte primordial dos esportes uma vez que para prática de qualquer outro esporte é necessário usar das habilidades adquiridas no atletismo. O presente estudo objetiva identificar e compreender os motivos que levam as pessoas a participarem da corrida do Suruá, levando em conta valores culturais, sociais e fatores que físicos e psicológicos que envolvem os participantes da corrida. Para essa finalidade utilizamos como metodologia a pesquisa de cunho qualitativo. Para (KAPLAN & DUCHON, 1998) as principais características dos métodos qualitativos são a imersão do pesquisador no contexto e a perspectiva interpretativa de condução da pesquisa. Sobre os principais objetivos e interesses na realização desse evento o organizador relatou que algumas de suas finalidades eram a inclusão social, o afastamento dos jovens e da comunidade como um todo da marginalidade, e também pôr promover o lazer para a sociedade de Guanambi- BA, em especial as pessoas que residem na zona rural, contando com um número de aproximadamente 60 participantes. A corrida do Suruá se trata de um evento tradicional no município de Guanambi-Ba e recebe esse nome por se tratar de uma corrida de 17 km tendo como ponto de partida a cidade de Guanambi e como ponto de chegada o município de Suruá que dar nome ao evento, reunindo atletas de toda a região até mesmo da capital baiana Salvador. Essa corrida é vista como tradição na cidade, e consegue atrair um grande número de participantes pelo seu caráter lúdico, um evento que atrai não só os competidores, mas também o público de modo geral, pois é uma forma de diversão tanto para os participantes quanto para os expectadores. Os objetivos dessa corrida já nos mostra o seu principal caráter, que é proporcionar lazer a todos os membros da comunidade, tanto para os praticantes quanto para os que assistem essa corrida e também outro objetivo principal é o afastamento da população da marginalidade existente na cidade, e através do esporte conseguir êxito nesta perspectiva.

Palavras-chave


Corrida do Suruá, Valores Culturais, Atletismo, Aspectos físicos, Exterioridades psicológicas.

Referências


ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DAS FEDERAÇÕES DE ATLETISMO. Disponível em http://www.iaaf.org. Acesso em 29 de setembro de 2014.
CARLOS, Antônio. A história do atletismo. 2011.
DIAS, Cláudia. Pesquisa qualitativa - características gerais e referências. 2000.
PICH, Santiago. O atletismo como objeto ensino da educação física escolar: primeiras aproximações. Cadernos de formação RCBE. 2011.

Texto completo: docx