Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Oficina de futsal e as estratégias avaliativas: problematizando e vivenciando o futsal enquanto prática corporal inclusiva e com pouca visibilidade na mídia nacional
késsia mírian jesus de oliveira, joão alirio públio barberino da silva, keila souza pereira oliveira, maciel nogueira de souza, nedson magalhães de brito

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


Resumo

A avaliação é uma ação utilizada pela humanidade, e é muito mais que um termo usado pela literatura, é uma forma que o ser humano encontrou para ponderar, julgar e repensar suas ações. A avaliação também é utilizada no contexto escolar, sendo considerado como medidor de conhecimento, se apoiando muitas vezes em critérios seletivos e discriminatórios para julgar seus alunos em tempos predeterminados com objetivo único e claro de obtenção de uma nota ou qualificação. Este trabalho trata-se de um relato de experiências adquiridas mediante a oficina de Práticas Avaliativas, realizada com alunos do 1º ano do ensino médio, no Colégio Estadual na cidade de Guanambi-Ba. A realização da oficina objetivou refletir as práticas avaliativas no âmbito escolar a partir da vivência e problematização de aspectos referentes ao futsal, com ênfase nas questões de gênero e a pouca visibilidade desse esporte na mídia e nos meios de comunicação nacional. Como método de estudo, idealizamos uma breve historicidade e fundamentos do futsal com intuito de problematizar a relação de gênero presentes nessa prática, bem como a sua relação com a mídia e o esporte, além de proporcionar a vivencia de sua prática enquanto no conceito pedagógico, finalizando com questionário com o intuito dos alunos avaliarem o próprio desempenho na execução da atividade e o conhecimento adquirido. Com os resultados apanhados através do questionário percebemos que os alunos discorrem que tantos homens quanto mulheres podem praticar esportes, demonstrando conhecimentos e habilidades. Quando questionados a respeito da relação mídia, futsal e outros esportes, a grande maioria pautaram essa relação associada com o dinheiro e ao fato de que outros esportes geram mais renda e mais audiência, demonstrando bastante clareza e conhecimento acerca dessa problematização. Concluímos que, o contato direto com a realidade e a dinâmica escolar, numa relação contínua e mútua de construção do conhecimento e de realização de uma ação é importante na medida em que proporciona espaço de reflexão, questionamento e discussão acerca das práticas avaliativas no contexto da escola. A partir de uma reflexão mais abrangente da vivência, espera-se que a oficina tenha colaborado para que os alunos se percebam enquanto parte significativa no processo educativo, que tem direito a voz e que esta deve ser ouvida tanto no que se refere aos aspectos das práticas avaliativas, quanto de outros aspectos importantes que constroem a instituição escolar.
Palavras-chave: Avaliação escolar, futsal, práticas corporais.

Palavras-chave


Avaliação escolar, futsal, práticas corporais.

Texto completo: docx