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Oficina de futsal e as estratégias avaliativas: problematizando e vivenciando o futsal enquanto prática corporal inclusiva e com pouca visibilidade na mídia nacional
Última alteração: 2016-10-05
Resumo
Resumo
A avaliação é uma ação utilizada pela humanidade, e é muito mais que um termo usado pela literatura, é uma forma que o ser humano encontrou para ponderar, julgar e repensar suas ações. A avaliação também é utilizada no contexto escolar, sendo considerado como medidor de conhecimento, se apoiando muitas vezes em critérios seletivos e discriminatórios para julgar seus alunos em tempos predeterminados com objetivo único e claro de obtenção de uma nota ou qualificação. Este trabalho trata-se de um relato de experiências adquiridas mediante a oficina de Práticas Avaliativas, realizada com alunos do 1º ano do ensino médio, no Colégio Estadual na cidade de Guanambi-Ba. A realização da oficina objetivou refletir as práticas avaliativas no âmbito escolar a partir da vivência e problematização de aspectos referentes ao futsal, com ênfase nas questões de gênero e a pouca visibilidade desse esporte na mídia e nos meios de comunicação nacional. Como método de estudo, idealizamos uma breve historicidade e fundamentos do futsal com intuito de problematizar a relação de gênero presentes nessa prática, bem como a sua relação com a mídia e o esporte, além de proporcionar a vivencia de sua prática enquanto no conceito pedagógico, finalizando com questionário com o intuito dos alunos avaliarem o próprio desempenho na execução da atividade e o conhecimento adquirido. Com os resultados apanhados através do questionário percebemos que os alunos discorrem que tantos homens quanto mulheres podem praticar esportes, demonstrando conhecimentos e habilidades. Quando questionados a respeito da relação mídia, futsal e outros esportes, a grande maioria pautaram essa relação associada com o dinheiro e ao fato de que outros esportes geram mais renda e mais audiência, demonstrando bastante clareza e conhecimento acerca dessa problematização. Concluímos que, o contato direto com a realidade e a dinâmica escolar, numa relação contínua e mútua de construção do conhecimento e de realização de uma ação é importante na medida em que proporciona espaço de reflexão, questionamento e discussão acerca das práticas avaliativas no contexto da escola. A partir de uma reflexão mais abrangente da vivência, espera-se que a oficina tenha colaborado para que os alunos se percebam enquanto parte significativa no processo educativo, que tem direito a voz e que esta deve ser ouvida tanto no que se refere aos aspectos das práticas avaliativas, quanto de outros aspectos importantes que constroem a instituição escolar.
Palavras-chave: Avaliação escolar, futsal, práticas corporais.
A avaliação é uma ação utilizada pela humanidade, e é muito mais que um termo usado pela literatura, é uma forma que o ser humano encontrou para ponderar, julgar e repensar suas ações. A avaliação também é utilizada no contexto escolar, sendo considerado como medidor de conhecimento, se apoiando muitas vezes em critérios seletivos e discriminatórios para julgar seus alunos em tempos predeterminados com objetivo único e claro de obtenção de uma nota ou qualificação. Este trabalho trata-se de um relato de experiências adquiridas mediante a oficina de Práticas Avaliativas, realizada com alunos do 1º ano do ensino médio, no Colégio Estadual na cidade de Guanambi-Ba. A realização da oficina objetivou refletir as práticas avaliativas no âmbito escolar a partir da vivência e problematização de aspectos referentes ao futsal, com ênfase nas questões de gênero e a pouca visibilidade desse esporte na mídia e nos meios de comunicação nacional. Como método de estudo, idealizamos uma breve historicidade e fundamentos do futsal com intuito de problematizar a relação de gênero presentes nessa prática, bem como a sua relação com a mídia e o esporte, além de proporcionar a vivencia de sua prática enquanto no conceito pedagógico, finalizando com questionário com o intuito dos alunos avaliarem o próprio desempenho na execução da atividade e o conhecimento adquirido. Com os resultados apanhados através do questionário percebemos que os alunos discorrem que tantos homens quanto mulheres podem praticar esportes, demonstrando conhecimentos e habilidades. Quando questionados a respeito da relação mídia, futsal e outros esportes, a grande maioria pautaram essa relação associada com o dinheiro e ao fato de que outros esportes geram mais renda e mais audiência, demonstrando bastante clareza e conhecimento acerca dessa problematização. Concluímos que, o contato direto com a realidade e a dinâmica escolar, numa relação contínua e mútua de construção do conhecimento e de realização de uma ação é importante na medida em que proporciona espaço de reflexão, questionamento e discussão acerca das práticas avaliativas no contexto da escola. A partir de uma reflexão mais abrangente da vivência, espera-se que a oficina tenha colaborado para que os alunos se percebam enquanto parte significativa no processo educativo, que tem direito a voz e que esta deve ser ouvida tanto no que se refere aos aspectos das práticas avaliativas, quanto de outros aspectos importantes que constroem a instituição escolar.
Palavras-chave: Avaliação escolar, futsal, práticas corporais.
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Avaliação escolar, futsal, práticas corporais.
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