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PROCESSO EDUCATIVO DE LAZER COM MULHERES: CIDADANIA E DIREITOS
Ioranny Raquel Castro de Sousa, Andrea Lucena Reis, Francisca Cássia Sousa dos Anjos, Luana Souza de Oliveira, Tânia Mara Vieira Sampaio

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


O projeto Lazer e Cidadania priorizou a experimentação de processos comunitários, por meio de eventos que contemplaram os conteúdos culturais do lazer, visando um envolvimento das pessoas, de modo participativo e emancipatório. O estudo visou contribuir para o campo teórico acerca da educação para e pelo lazer, bem como sua busca em compreender de que forma pode auxiliar no processo de participação social e na compreensão de seus direitos. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório com pesquisa de campo. A amostra foi composta por 27 mulheres, participantes do Projeto Lazer e Cidadania, selecionadas por conveniência, com idade média de 53,8 anos (±14,4). Como resultado obteve-se a unidade de significado "O projeto mudou um pouco a minha vida, aliás, vem mudando" encontrada nas entrevistas que apresenta as principais mudanças ocorridas na vida dessas mulheres. Analisou-se também a concepção de cidadania extraída dos depoimentos. Após quatro anos de realização do Projeto observou-se que para as participantes o mesmo apresenta um conjunto de significados e desdobramentos pertinentes à participação social e/ou cidadania permitindo a elas descobrir novos horizontes, novos desejos e novas práticas, como o retorno aos estudos, a ampliação na compreensão de seus direitos.

Palavras-chave


Atividades de lazer; Mulheres; Cidadania; Direitos; Educação para e pelo Lazer.

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