Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Práticas corporais na natureza: relações de lazer e vida cotidiana
Dianne Cristina Souza de Sena

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


Este estudo teve como objetivo analisar os significados das práticas de lazer na natureza, buscando desvelar a relação homem-natureza e suas reflexões para a vida cotidiana. Como metodologia utilizamos a etnometodologia e como instrumento de pesquisa a entrevista semi-estruturada. A população foi composta por cinco praticantes de práticas corporais na natureza, que já estivesse na atividade a mais de cinco anos. A partir destas entrevistas realizamos uma analise dos discursos dos praticantes. O estudo constatou que os entrevistados, ao terem contato com a natureza, sentem-se integrantes dela, respeitando-a e preservando-a, não só com o intuito de usufruir desse meio, mas sabendo que eles dependem dela para sobreviver. Nessa convivência com a natureza eles trazem para suas vidas diárias o respeito com os outros, a conscientização da proteção do meio ambiente, e o saber que esse meio precisa permanecer vivo para as futuras gerações. Abrem caminhos, portanto, para uma sensibilidade maior do “ser” com o mundo e nas relações pessoais. A vivência na natureza para esses praticantes não se limita apenas a uma prática de lazer; é algo mais, é a vivência de uma dimensão pedagógica oriunda desse convívio, podendo surgir daí, indicadores de novo modelo de uma educação ecológica.

Palavras-chave


Práticas corporais na natureza, Lazer, Vida cotidiana

Referências


AVELINE, Carlos C. A vida secreta da natureza: uma iniciação à ecologia profunda. Blumenau: Ed da FURB, 1999.
BRUHNS, H. T. (Ed.) Introdução aos estudos do lazer. Campinas: Unicamp, 1997.
______. Lazer e meio ambiente: corpos buscando o verde e a aventura. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 18, n. 2, 1997.
______. No ritmo da aventura: explorando sensações e emoções In: MARINHO, Alcyane. ______. (Orgs). Turismo, lazer e natureza. Barueri, SP: Manole, 2003.
______. O corpo visitando a natureza: possibilidades de um diálogo crítico. In SERRANO, C. M. T. e ______, (Orgs) Viagens à natureza: turismo, cultura e ambiente. Campinas, SP: Papirus, 1997.
______. Visitando a natureza, experimentando intensidades. In: VASCONCELOS, Fábio P. Turismo e Meio Ambiente. Fortaleza: UECE, 1998. p. 152-168.
COSTA, V. L. Esportes de aventura e risco na montanha: um mergulho no imaginário. São Paulo: Manole, 2000.
KREBS, Ruy J. Esporte, Meio Ambiente, e Qualidade de Vida: um entrejogo mediado pela perspectiva ecológica. In: MOREIRA, Wagner W. SIMÕES, Regina. (Orgs) Esporte como Fator de Qualidade de Vida. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2002.
MARCASSA, Luciana. Do ócio ao lazer: uma (re) significação dos usos do tempo livre na cidade de São Paulo (1888 – 1935). In: Anais do XII Conbrace – CD Room. Caxambu, MG, 2001.
MARINHO, Alcyane. Lazer Natureza e Aventura: Compartilhando emoções e compromissos. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas/SP. V.22, no 2 (p 143-153) 2001.
MELO, M. M. Lúdico e o processo de humanização. In: Marcellino, Nelson C. (Orgs) Lúdico, Educação e Educação Física. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999. p. 25-32.
SCHWARTZ, Gisele. M. Emoção, Aventura e Risco – A dinâmica metafórica dos novos estilos. In: BURGOS, Miria S. PINTO, Leila M. S. M. (Orgs). Lazer e estilo de vida. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002. p. 139 – 168.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia – Um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. In: MARINHO, Alcyane. BRUHNS, Heloisa T. (Orgs). Turismo, lazer e natureza. Barueri, SP: Manole, 2003.
VOTRE, Sebastião J. FIGUEIREDO, Carlos. Etnometodologia. Artigo retirado do site: http://www.geocitteos.com/athenas/styx/9231/etnometodologia.html Consultado no dia 04 de maio de 2004.
PINTO, Leila M. S. M., BURGOS, Miria S. (Orgs). Lazer e estilo de vida. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002. p. 139 – 168.

Texto completo: docx