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Programa Aretê - Projeto Jogos Escolares: novos significados a velhos jogos
Felipe Lima, Paulo Ricardo Corrêa Bernardes, Hernanda Tonini

Última alteração: 2016-10-19

Resumo


O Projeto Jogos Escolares: novos significados a velhos jogos faz parte do Programa ARETÊ – Programa de Lazer na Restinga, criado em vista da vulnerabilidade social e carência de projetos e equipamentos de lazer para diferentes públicos (crianças, jovens, adultos, idosos, portadores de necessidades especiais) do bairro Restinga, em Porto Alegre. O Campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS/Restinga), localiza-se no bairro que o denomina, no extremo sul do município de Porto Alegre, com 60.729 habitantes (4,31%), e área de 38,56 km² (8,10%), uma taxa de analfabetismo em 4,03% e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio em 2,1 salários mínimos. O “Programa Aretê”, tem como missão planejar e executar atividades de lazer voltadas para a comunidade do bairro, partindo de demandas para ocupação de espaços e entidades interessados em realizar parcerias para desenvolvimento de projetos. Norteado por princípios de valorização do lazer enquanto direito de todo cidadão e benefícios que as práticas de lazer: esporte, cultura, turismo e recreação proporcionam. Como parte do programa, o projeto jogos Escolares, em fase de execução tem como objetivo geral promover a inclusão de estudantes do Ensino Fundamental através do Esporte, visando resgatar brincadeiras e jogos antigos e tradicionais. Parte do conceito de esporte-educação, onde se evidenciam melhorias em aspectos que transcendem várias barreiras e, conforme Tubino (1993) "É no esporte-educação que se percebe o aspecto do esporte de maior conteúdo socioeducativo. Ele se baseia em princípios educacionais, como participação, cooperação, co-educação, integração e responsabilidade". Após planejamento inicial, supervisão delegada e acompanhamento da execução das atividades estabelecido, entrou-se em contado com os Educadores Físicos das escolas, a fim de elencar as atividades para execução do projeto. Optou-se por ”Jogo de taco" e "Jogo de Frescobol". Essas atividades propostas foram formuladas para provocar uma reflexão e diferenciação daquelas praticadas regularmente, que acabam por algumas vezes não conseguindo integrar a todos envolvidos. Capazes de proporcionarem bom relacionamento, e sobressair-se à barreira do excessivamente competitivo, evidenciando uma integração, coordenação motora, autoconhecimento e autogerenciamento da atividade. No total quatro escolas da rede municipal de ensino participam do projeto, com um número de aproximadamente 150 crianças entre nove e doze anos de idade sendo atendidas. A metodologia dos encontros parte de um contato inicial com os alunos, explanando sobre as atividades, conceitos, orientações e informações sobre o projeto. Num segundo momento a atividade é executada no ambiente da escola e, por fim, uma última atividade no IFRS/Restinga, com todas as escolas resultando em 11 encontros.

Palavras-chave


Jogos tradicionais, Brincadeiras, Esporte-educação, Lazer, Aretê

Referências


TUBINO, Manoel José Gomes. O que é esporte?. São Paulo: Brasiliense, 1999. 27 p.

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