Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
A influência da dança na melhora dos aspectos cognitivos dos idosos: um relato de experiência
Ariane Ramos de Almeida, Lidiany Ferreira Lisboa, Geyse Magalhães Rodrigues, Angelo Miguel Santos Maciel

Última alteração: 2016-09-20

Resumo


O presente trabalho trata-se de um relato de experiência feito por discentes da UNEB Campus XII a partir de uma intervenção realizada pelos mesmos, no qual o objetivo é abordar as práticas realizadas por eles como forma de Intervenção na Universidade, buscando identificar como a dança pode influenciar nos aspectos cognitivos dos idosos. Foi realizada uma vivência com os idosos da UATI (Universidade Aberta à Terceira Idade) no total de três dias de intervenção e por fim uma roda de conversa, com levantamento de algumas questões. As diversas atividades desenvolvidas possibilitaram aos discentes vivenciar o trabalho com a dança para a terceira idade em que os acadêmicos ficavam responsáveis pelo planejamento e execução das aulas. Foi possível concluir que com a prática regular da dança, vários são os benefícios que contribuem para a qualidade de vida do idoso, em seus aspectos biopsicossociais, dentre eles o cognitivo. Consoante a isso, ampliou-se o conhecimento na medida em que possibilitou a construção de saberes que possam servir como instrumento de crescimento profissional e pessoal dos graduandos.

Palavras-chave


Dança; Idosos; Aspectos cognitivos

Referências


BARBOSA, M. R.; MARTINS, E. B.; RODRIGUES, L. G. A.; MOREIRA, L. R. Os benefícios da dança na qualidade de vida dos idosos no centro de convivência da melhor idade Maria Salvador FAIS – CCMI no município de Altamira-Pa. FIEP BULLETIN - Volume 82 - SpecialEdition - ARTICLE I - 2012

CANCELA, D. M. G. O processo de envelhecimento. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0097.pdf Acesso em: 23 de Maio de 2016.

ESCRITA ACADÊMICA. O relato de experiência. Disponível em: http://www.escritaacademica.com/topicos/generos-academicos/o-relato-de-experiencia/ Acesso em: 11 de Maio de 2016.

IERVOLINO, S. A.; PELICIONI, M. C. F. A utilização do grupo focal como metodologia qualitativa na promoção da saúde. Revista Escola de Enfermagem. USP, 2001.

LOURES, M.C. Avaliação da depressão, do estresse e da qualidade de vida em alunos no início e final do curso da Universidade Aberta da Terceira Idade, UCG. Brasília/DF. 2001

MELATTI, J. Alongamento. Disponível em: http://www.infoescola.com/educacao-fisica/alongamento/ Acesso em: 11 de Maio 2016.

MINAYO, M.C.S.; HARTZ, Z.M.A.; BUSS, P.M. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. Ciência & Saúde Coletiva 5 (1): 7-18. 2000.

PORTAL EDUCAÇÃO. Neuropsicologia: Funções Cognitivas. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/52407/neuropsicologia-funcoes-cognitivas#ixzz49cTqo600 Acesso em: 11 de Maio de 2016.

SILVA, M.C. Senhorita Hoje, Senhora Amanhã: Analise do Envelhecimento e da Dança como exercício físico. 5ª Mostra Acadêmica UNIMEP. Piracicaba, S.P 23 a 25 de out. de 2007. Disponível em: http://74.125.95.104/search?q=cache:8f8F7QhN8XYJ:terceiraidadesolucoes.net/SENHORITAHOJE.docx+dan%C3%A7a+e+desenvolvimento+de+idosos+institucionalizados& hl=ptBR&ct=clnk&cd=4&gl=br Acesso em: 23 de maio de 2016

SOUZA, G. G. Q. A dança e a qualidade de vida do idoso. Recife. 2013

Texto completo: Sem título