Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
A Gestão do lazer no clube Fazenda Ribeirão em Holambra/SP: a relação entre dirigentes x atividades de lazer
Olívia Cristina Ferreira Ribeiro

Última alteração: 2016-10-06

Resumo


Esta pesquisa faz parte de outro estudo mais amplo. Os clubes hoje em dia são uma das possibilidades de lazer na sociedade. O clube Fazenda Ribeirão está situado na cidade de Holambra, estado de São Paulo a 40 Km de Campinas. É o único clube social recreativo privado da cidade e não tem finalidades lucrativas. O clube possui atualmente 1.877 sócios e ampla infraestrutura de lazer, além de uma programação de atividades.

Objetivos: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos gerenciais do Clube Fazenda Ribeirão, com ênfase na programação de lazer e a atuação dos gestores nesse processo.
Metodologia:Tratou-se de um estudo de caso com pesquisa bibliográfica, documental e exploratória. Na pesquisa documental foram analisados o estatuto, o site do clube, os cartazes e as programações de lazer, além de outros documentos da gestão. Na pesquisa exploratória forma realizadas entrevistas semiestruturadas com os principais gestores do clube. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética da universidade e todos os participantes assinaram o TCLE.
Resultados e Discussão:A análise temática mostrou que o planejamento anual do clube ocorre entre a diretoria de esporte com o coordenador da área, a partir do histórico das atividades oferecidas. Há poucas atividades de lazer oferecidas para as mulheres, assim como o oferecimento de programações e eventos que contemplem os diversos interesses culturais do lazer.
Conclusão: As programações lazer oferecidas são baseadas na demanda e não nos anseios dos sócios como defendem os autores e, por isto, precisam ser revistas.

Palavras-chave


Clubes; Lazer;Gestão.

Referências


BRAMANTE, Antônio. Carlos. Administração do lazer em Clubes Social - Recreativos: Perpetuando os Vícios do Setor Público. Licere (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 2, n.1 1999.

BURKE, Peter. A história social dos clubes. São Paulo: Folha de São Paulo, Caderno Mais, 23 fev. 2002.
CAMARGO, Luiz Octávio Lima. O que é lazer? 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1992. 101 p.

CAMARGO, L. O. Educação para o lazer. São Paulo, Moderna, 1998.

CAPI, André Henrique Chabaribery; MARCELLINO, Nelson Carvalho. Clubes social- recreativos de Araraquara e o lazer: a visão dos profissionais, diretores e associados. Licere, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, abr. 2009

CLUBE FAZENDA RIBEIRÃO, Estatuto Social. Disponível em: http://www.clubefazendaribeirao.com.br/estatuto. Acesso em 21/01/2016.

CORRÊA, Andréa Aparecida Mello et al. Análise de programas recreativos dos clubes de campo das associações bancários do banco do brasil e Banespa. In: PÓS- GRADUAÇÃO, Coordenação Academica de Pós-Graduação (Org.). Trabalhos de Conclusão de Curso: Coletânia 2001. 21. ed. São Paulo: Senac, 2001. p. 191-202.

DUMAZEDIER, Joffre. Planejamento do Lazer no Brasil: A Teoria Sociológica da Decisão. São Paulo: Sesc, 1980. p. 19-28.
EXPOFLORA. 2016. Sobre a Expoflora. Disponível em: http://www.expoflora.com.br/institucional-do-evento. Acesso em: 27 abr. 2016.

GIL, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas S/A.

GOMES, Christianne L. Verbete Lazer – Concepções. In: GOMES, Christianne, L. (Org.). Dicionário Crítico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2004. p.119- 126.

MARCELLINO, N.C. (1990). Lazer e educação. 2a ed. Campinas: Papirus.

MARCONI, Marina A.; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
RIBEIRO, Olívia Cristina Ferreira. Atividades Recretivas em Clubes. In: GISELE SCHWARTZ. (Org.). Atividades Recreativas. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004, v. 1, p. 94-100.

RIBEIRO, Olívia Cristina Ferreira. Lazer e recreação. São Paulo, 1 ed.: Érica, 2014. 120 p.

RIBEIRO, Olívia Cristina Ferreira; AMARAL, S. C. F. . O Clube da Rhodia e os moradores da Vila Holândia - Campinas/SP. Pensar a Prática (Online), v.17, p. 651- 666, 2014.

RIEDE, Antonio Sérgio; BRAMANTE, Antonio Carlos. Realinhamento dos fatores críticos de sucesso na gestão de clubes social-recreativos baseado no conhecimento dos sistemas internos e externos: o caso das AABBS. Licere, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 29-45, 2003.

Texto completo: docx