Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

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A avaliação e suas implicações no âmbito acadêmico
Tarley Neves Silva, Adalto Pereira da Silva, João Alírio Públio Barberino da Silva, Késsia Mírian Jesus de Oliveira, Rosicléia Jesus da Silva

Última alteração: 2016-11-08

Resumo


O termo avaliação causa constrangimento aos alunos, pois é logo relacionada à aprovação ou reprovação. O objetivo do presente trabalho é compreender as dimensões da Avaliação no processo educativo no desenvolvimento dos alunos, e não apenas notar através da visão tradicional e “assustadora” de aprovação ou reprovação. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Segundo Richardson (2011), a abordagem qualitativa de um problema, além de ser uma opção do investigador, justifica-se, sobretudo, por ser uma forma adequada para entender a natureza de um fenômeno social. A avaliação formal, que se dá através de provas, exercícios, produção de textos, pesquisas, soluções de questões matemáticas, parece ser mais consistente, pois não deixa dúvidas sobre a nota. No entanto, reforçam a tradição e a rigidez, enquanto a informal dinamiza o processo ensino-aprendizagem. Já a avaliação informal ou mediadora, parte da interação do aluno com o professor, com os demais educadores da escola, e até mesmo com os próprios alunos em todos os momentos e espaços de trabalho escolar. Dá mais flexibilidade de julgamento ao aluno, e quando o professor oferece encorajamento ao aluno, este último cresce como cidadão e educando. O componente Pesquisa e Prática Pedagógica (PPP IV) tem relação direta com a Avaliação. Devido a tantos problemas enfrentados na escola, o conhecimento do professor de Educação Física se constrói no fazer, produzindo um conhecimento operacional. Sua história de vida interfere nas suas escolhas em sala de aula. Os Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Natação transmitem os conhecimentos necessários para mediar com nossos futuros alunos. E é aí que a avaliação aparece outra vez, ou seja, a forma correta de avaliá-los. Talvez aqui seja onde se note com mais clareza os três passos da avaliação de acordo com os PCN’s (Programas Curriculares Nacionais): diagnóstica ou inicial, que fornece os dados para elaboração de um projeto de desenvolvimento dos conteúdos; formativa, que fornece dados para um ajustamento das ações educativas; final ou somativa, que avalia o final de um processo. Tendo em vista os aspectos observados, percebemos a estreita relação da avaliação, seja ela formal ou informal, com os demais componentes curriculares, e podemos notar seu verdadeiro sentido, que é a concretização de um projeto político-pedagógico, tendo como finalidades: organização, identificação, compreensão e explicação da realidade pelo conhecimento científico e pela dialética do pensamento; como conteúdo a cultura corporal; e como forma: dialógica, comunicativa, produto-criativa, reiterativa e participativa. Portanto, o ensino-aprendizagem se aproxima à reflexão crítica da realidade.

Palavras-chave


Educação Física, Processo Avaliativo, Analogia campo formal e não formal.

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