Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Redimensionando o lazer em Guanambi: em busca de uma proposta
Mailson Santana da Silva, Jorgiene Carla Pimentel dos Santos, Nilene da Silva Sena, Letícia Figueredo Nascimento Araújo

Última alteração: 2016-10-06

Resumo


A partir das discussões do componente As práticas da Educação Física no Lazer do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (Campus XII), compreendemos que o lazer é um direito estabelecido na Constituição Brasileira de 1988, e que é dever do poder público incentivar o lazer, como forma de promoção social (BRASIL, 1988). Diante disso, esta pesquisa buscou verificar os espaços de lazer disponíveis em um bairro da cidade de Guanambi-Ba, bem como identificar as concepções dos moradores em relação a estes espaços. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo para identificação dos locais e uma entrevista semiestruturada com 46 moradores do bairro São Francisco (Guanambi/Bahia). Como resultado das observações, verificamos a existência de uma praça ampla no bairro. Esta praça possui aparelhos de ginástica do Programa Academias da Cidade e um parque infantil. A partir das entrevistas foi notório que a compreensão sobre o conceito de lazer está diretamente relacionada à diversão. Identificamos ainda alguns problemas que impedem a prática do lazer dos moradores que residem o bairro, tais como aparelhos quebrados, falta de orientação e insegurança. Com isto, pode-se perceber que há uma necessidade de oferecer além do espaço físico condições adequadas para as práticas de lazer. Pretende-se direcionar os resultados desta pesquisa aos órgãos municipais competentes para conhecimento e possíveis soluções.

Palavras-chave


Lazer; Guanambi-Ba; Direito.

Referências


DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empíricado lazer – São Paulo: Perspectiva: SESC, 1999.
GUTIERREZ, Gustavo Luis. Lazer e prazer: questões metodológicas e alternativas políticas – Campinas, SP: Autores Associados, chancela editorial CBCE, 2001. – (Coleção educação física e esportes).
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e humanização – 2ª ed. – Campinas, SP – Papirus; 1995. Coleção Fazer Lazer.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e Educação - Campinas, SP – Papirus; 1987. Coleção Fazer Lazer.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Estudo do Lazer: uma introdução – Campinas, SP : Autores associados, 1996. Coleção educação física e esportes.

Texto completo: docx