Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
A democratização da música erudita no município de Canguaretama/RN
André Lucas Gomes da Silva, Ana Neri da Paz Justino, Anisia Karla de Lima Galvão

Última alteração: 2016-10-06

Resumo


No decorrer da história do Brasil, vários acontecimentos históricos afetaram direta e indiretamente o campo da música erudita, principalmente no que se refere ao público consumidor desse estilo musical. Este, em sua essência, sempre teve um público de classe elitista, porém, tal cenário vem mudando, haja vista que esta forma de lazer, antes predominante em uma classe hegemônica, hoje já pode ser consumida pelas demais classes sociais. Diante disso, surge a necessidade de saber qual o espaço ocupado pela música erudita na vida das pessoas. Partindo deste princípio, o objetivo desse estudo é identificar as razões/fatores de parcela significativa de indivíduos não ter acesso a música erudita no Município de Canguaretama/RN. O estudo abrirá a possibilidade de identificar o grau de acesso da população a esse estilo musical e quais os fatores que levam a esse resultado, bem como, saber, se as pessoas que têm interesse à música erudita têm a possibilidade de se relacionar diretamente com ela, seja por meio de experiências reais ou virtuais. Assim, o público alvo da investigação será a população Município de Canguaretama/RN, por meio de uma abordagem qualitativa com o método por indução sendo de forma cientifica, que vai permitir induzir o todo com base nos resultados das primícias, ou seja, uma parcela da população. Pode-se afirmar que as premissas de um argumento indutivo correto sustentam ou atribuem certa verossimilhança à sua conclusão. A coleta dos dados será feita por meio um roteiro de entrevista, cuja a amostragem será não-probabilística, por conveniência e acessibilidade. De acordo com os dados da revisão bibliográfica, um possível resultado para esse estudo seria o fato de que historicamente, no Brasil, nem todos os estilos musicais apresentaram a mesma disponibilidade para a sociedade, sendo uma de suas causas associadas ao poder manipulador da indústria musical, fazendo com que a massa se torne submissa às promoções do show business, e perca inconscientemente a liberdade de escolha acerca do que realmente quer ouvir.

Palavras-chave


Lazer, Democratização, Sociedade, Música Erudita.

Referências


ARDONO, Theodor W. O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição. São Paulo: Abril Cultural, 1983. Disponível em: . Acesso em: 11 ago 2016.
DUMAZEDIER, Joffre. Questionamento teórico do Lazer. Porto Alegre: PUCRS, 1975.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade, Fundamentos da Metodologia Cientifica. São Paulo: Atlas, 2003 Disponível em: . Acesso em: 24 ago 2016.
TOBIAS, Amanda. Música erudita: formação de um novo público. Pós-Graduação em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos – USP. 2012. Disponível em:: < http://200.144.182.130/celacc/sites/default/files/media/tcc/358-1057-1-PB.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2016.

Texto completo: docx