Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Relato de experiência: Atividades aeróbicas e avaliação psicossocial na terceira idade
Romeu Lelis Guedes, Alberto Joz da Silva Pamponet, Elizandra Bezerra Almeida, Patricia Rodrigues Azevedo

Última alteração: 2016-10-04

Resumo


O seguinte estudo trata-se de um relato de experiência a qual se refere a três intervenções que foram realizadas por discentes do 6° semestre do curso de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia - UNEB Campus XII como atividade avaliativa do componente curricular: Fundamentos teóricos e metodológicos da atividade física na 3ª idade. O trabalho pedagógico foi efetivado com o público da terceira idade participantes do programa intitulado como “Grupo de Caminhada Bem Viver” em uma igreja situada na cidade de Guanambi/BA. Com objetivo de buscar melhor qualidade de vida e adotar um estilo de vida ativo, proporcionando diversos benefícios à saúde e o envelhecimento de forma saudável. O então relato de experiência aborda os benefícios das atividades aeróbicos bem como relata a avaliação psicossocial feita com o grupo da terceira idade.

Palavras-chave


Terceira Idade, Atividades Aeróbicas, Psicossocial.

Referências


BANHATO, E. F. C., MIRANDA, L. C. Qualidade de vida na terceira idade: a influência da participação em grupos. In: Psicologia em Pesquisa da UFJF. N °2, Vol. 69-80 Jan//Jun. 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde: Políticas Nacionais de Atenção Básica. Brasília: 2012.

CONFEF. Educação Física Escolar. 2002.

CORAZZA, M. A. Terceira Idade e Atividade Física. 1ª Ed, São Paulo: Phorte Editora, 2001.

FLECK, M. P. A., CHACHAMOVICH, E., TRENTINI, C. M. Projeto WHOQOL-OLD: método e resultados de grupos focais no Brasil. Rev. Saúde Pública vol.37 no.6 São Paulo Dec. 2003.

FLORINDO, A. A. Núcleos de apoio à saúde da família e a promoção das atividades físicas no Brasil: De onde viemos, onde estamos e para onde vamos. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Vol, 14. N. 1, 2009.

LACOURT, M. X., MARINI, L. L. Decréscimo da função muscular decorrente do envelhecimento e a influência na qualidade de vida do idoso: uma revisão de literatura. In: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano. Passo Fundo, 2006.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 1993.


OLIVEIRA, R. C. Universidade aberta e a educação para a terceira idade. In: VI Congresso português de sociologia mundos sociais: Saberes e práticas. Universidade Nova de Lisboa: junho 2008.

PAULA, K. C. de; PAULA, D. C. de. Hidroginástica na terceira idade. In: Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Vol. 4, Nº 1 – Jan/Fev. 1998.

SILVA, V. G. Sarcopenia. Brasília (DF) Gease; 2003.

Texto completo: docx