Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
A influência da mídia e da indústria da beleza no estereótipo de corpo em alunos do ensino médio em um colégio estadual de guanambi-ba
Joseland Alves

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


Resumo
Este trabalho tem como proposta um relato de experiência, vivenciado no âmbito escolar, em um Colégio da rede estadual de Guanambi-BA com jovens das classes populares que frequentam a escola. Durante o período de observação deparou-se com a seguinte problemática: Até que ponto a mídia influencia no conceito de estereotipo de corpo em alunos do ensino médio em um colégio estadual de Guanambi-Ba? No intuito de discorrer sobre o assunto traçou-se como objetivo, contextualizar a história social da estética e a influência midiática no conceito de “belo e feio” e discutir as construções sociais em torno dos "padrões de beleza" ao longo do tempo: Corpo, Beleza e Educação. Para alcançar tais objetivos, as aulas foram desenvolvidas a partir do multiculturalismo critico, tendo como base a perspectiva cultural da Educação Física apontada por Neira (2011). A fim de romper barreiras criadas por um sistema hegemônico, contribuindo na visão critico-reflexivo dos alunos diante do que está emposto pela mídia e a indústria da beleza no ideal de corpo. As discussões proporcionou um momento de reflexão sobre a autonomia dos alunos em suas decisões perante o corpo e a relação entre economia corpo é sociedade.

Palavras-chave


Corpo e mídia, auto imagem, educação física escolar

Referências


Bagnara, I. C. Lara, A de A. Calonego, C. O processo historico, social e politico da evolução da Educação Física. Revista Digital- Buenos Aeris 2010.
BENTO, C. C. LUIZ, J. G. O corpo na mídia e a educação física escolar: percepções de alunos de uma escola pública estadual. Disponível em< http://www.eefe.ufscar.br/pdf/clovis.pdf
Acessado em > 28 de abril de 2016
CASSIMIRO, E. S. GALDINO, F. F. S. As concepções de corpo construídas ao
Longo da história ocidental: da grecia antiga à contemporaneidade. Pará: Universidade do Estado do Pará. 2012. Revista Eletrônica Print by http://www.ufsj.edu.br/revistalable Μετάνοια, São João del-Rei/MG, n.14, 2012
CAMPOS, V.G. A influência da Mídia sobre o ser humano na relação com o corpo e a auto-imagem de adolescentes. (s.d) disponível em < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/884-4.pdf
Acessado em> 27 de abril de 2016
Carvalho, M. do C. dos S. Ferreira, M. da L. A. Padrões de Beleza Feminino: A Imposição da Cultura Midiática a Busca do Estereotipo Perfeito
Martineli, T. A. P. Keros, G. M. Concepções de “corpo” na Educação Física: apontamentos históricos. (s.d). Disponivel em < http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Historia_da_Educacao/Trabalho/03_32_40_3129-6436-1-PB.pdf
Acessado em > 27 de abril de 2016
Maroun, K. Vieira, V. Corpo: uma mercadoria na pós-modernidade. Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 171-186, dez. 2008
NASCIMENTO, J. DO N. FARIAS,G.O. Construção da identidade profissional em educação física: da formação a intervenção. Florianópolis: Ed.da UDESC,2012. V.2.
Neira,M.G. Educação Física/Coleção A reflexão e a prática no ensino;v.8. São Paulo:Blucher,2011.
Neira,M.G. Nunes,M.L.F. Educação física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte,2009.

Texto completo: docx