Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Acessibilidade do Cadeirante: caso da Praça Tobias Barreto- Aracaju-Se
Elaine Souza Santos Fontes

Última alteração: 2016-10-19

Resumo


Pesquisa voltada ao estudo das condições de acessibilidade oferecidos aos usuários de cadeira de rodas que se utilizam da Praça Tobias Barreto em seus momentos de lazer, já que o acesso aos espaços públicos de lazer é um direito de todos e qualquer cidadão. Pesquisas ao longo dos anos vêm sendo realizadas acerca da temática “inclusão da pessoa com deficiência” tanto nos meios sociais como também nos espaços de lazer, presença no mercado de trabalho, no âmbito escolar e nas atividades esportivas. Esta discussão vem ganhando espaço dentro de seminários, congressos oriundas de pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos nas universidades. Esses eventos tentam alavancar uma cultura inclusiva como forma de garantir seu lugar em meio à sociedade da forma mais natural possível. Tratou-se de um estudo de caso abordado sob o viés qualitativo visando investigar através de um trajeto feito na praça se a mesma proporcionava segurança e autonomia para o cadeirante. Observações foram realizadas pela pesquisadora, sendo utilizado o recurso fotográfico para os registros dos espaços, o que contribuiu para um melhor entendimento e visualização ao decorrer da pesquisa e todo o seu processo de desenvolvimento. Nessa pesquisa a intenção era de trazer elementos que possibilitasse o leitor compreender o que é e qual a importância da acessibilidade e se tal estava sendo seguido na praça Tobias Barreto da cidade de Aracaju/SE. Foram observadas as estruturas e pontos de acesso do local, onde foram recolhidos dados para a nossa analises. Lugares como ponto de ônibus, espaço de leitura, parque infantil dentre outros, foram observados e fotografados para uma melhor compreensão de toda a análise de dados com base a fundamentação teórica das leituras acerca da acessibilidade e suas normas de acesso. Como resultado concluímos que a Praça Tobias Barreto é um belíssimo local de lazer, mas que não atende em vários pontos quesitos ligados a acessibilidade no que tange a segurança e autonomia. Diante dos pontos analisados, foram constatados que a grande maioria delas não cumpre o estabelecido pela Lei que garante o acesso do cadeirante de forma autônoma e livre.

Palavras-chave


Acessibilidade; Autonomia; Cadeirante; Lazer; Praça Tobias Barreto

Referências


CONNELL, B. R. et al. Universal Design Principles: The Center for Universal Design Environments and Products for All People. Raleigh: NC State University, The Center for Universal Design, 1997.

Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN- Resolução nº 304, de 18 de dezembro de 2008.

DAHROUJ, L. S. Design Ergonômico aplicado a produtos destinados à recreação infantil: Projeto de Playground. 2006. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru.

DUARTE, Cristiane Rose; COHEN, Regina. Acessibilidade como fator de construção do lugar. In: LOPES et al. (Orgs.). Desenho Universal: caminhos da acessibilidade no Brasil. São Paulo: Ed. Annablume, 2010. P. 87.

DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva. 3a ed. 2001.

DRIEDGER, D., ENNS, H. Declaración sobre equiparación de oportunidades. Estocolmo: Disabled Peoples’ International, jan. 1987.

FÁVERO, E. A. G. Direitos das pessoas com deficiência: garantia de igualdade na diversidade. Rio de Janeiro: WVA Ed., 2004.

Guia de Acessibilidade: Espaço Público e Edificações. 1 ed./ Elaboração: Nadja G.S. Dutra Montenegro; Zilsa Maria Pinto Santiago e Valdemice Costa de Sousa. Fortaleza: SEINFRA-CE, 2009ARCIA, Vinícius Gaspar. As pessoas com deficiência na História. 26 set.2011.

LALI, A. G.; de ARAÚJO, G. R.; PINHEIRO, Q. J. Acessibilidade Psicológica: Eliminar barreiras “físicas” não é o suficiente. In: PRADO, de A. R. A.; LOPES, E. M.; ORNSTEIN, W. S. (Orgs.). Desenho Universal: Caminhos da Acessibilidade no Brasil. São Paulo: Annablume Editora, 2010.

LAUFER, A M. Recomendações para projeto de brinquedos de recreação e lazer daptados à criança com paralisia cerebral. 2001. 44 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

Texto completo: docx