Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIAS DE LAZER COM ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EM MONTANHA
Lidiane Picoli Lima, Heitor Passos Alves

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


O presente trabalho relata uma experiência de prática pedagógica desenvolvida durante as aulas de educação física de um Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio de um evento construído para/pelos alunos. Pensar a educação de forma democrática é estabelecer uma relação recíproca entre a igualdade e a cidadania no processo educacional. Na tentativa de analisar os aspectos da educação para e pelo lazer foi organizada uma semana de lazer no Ifes campus Montanha. A pesquisa se caracteriza de forma qualitativa, com o uso de registros fotográficos e relatórios produzidos pelos alunos envolvidos com as atividades, além das observações feitas pela professora da disciplina de educação física, durante as suas aulas. A semana de lazer foi construída e desenvolvida pelas turmas do primeiro ano do curso técnico em Administração integrado ao ensino médio e contou com cerca de 78 alunos. Uma turma dividiu-se em quatro grupos de modo que cada grupo fosse responsável por um dia de atividade no campus e a outra turma foi a participante das atividades. As atividades ocorreram durante uma semana, nos intervalos entre o turno matutino e vespertino, com durações de aproximadamente uma hora, de acordo com a demanda e o interesse dos alunos envolvidos. Em síntese, essa intervenção partiu de três eixos fundamentais: em um primeiro momento os alunos fizeram discussões em sala, durante as problematizações estabelecidas em aula, e desenvolveram duas atividades práticas em quadra sobre "lazer nas aulas de educação física", como proposta de lazer a ser desenvolvido por meio de diferentes manifestações da cultura corporal. Em um segundo momento, realizou-se a semana de lazer. Cada grupo organizou quatro atividades que poderiam ocorrer ao mesmo tempo, em diferentes espaço da escola, levando em consideração os princípios do lazer desenvolvidos em aula (participação, auto-organizado, autoavaliação, tempo disponível, lazer como atitude, etc) e as características dos alunos. No terceiro momento os alunos produziram um relatório, após a semana de lazer, e uma avaliação de forma dialogada, em sala. Consideramos importante destacar, o caráter social e descompromissado despertado pelo alunado na participação, durante a realização das atividades, quando o educando que tivesse interesse em participar de outra atividade tinha liberdade de escolher em qual vivência iria se inserir.

Palavras-chave


tempo-livre; tempo disponível; lazer.

Referências


BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Secretaria da educação média e tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio / ministério da educação. Secretaria de educação média e tecnológica / Brasília: Ministério da educação, 1999.
MELO, V. A, ALVES JR, Edmundo de Drummond. Introdução ao Lazer. Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, 1ª Edição: Ed. Manole, 2003.
MARCELLINO, N. C. Lazer e Educação. 3ª ed. Campinas: Papirus, 1995.

Texto completo: docx