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Formação de professores de educação física: a gamificação em jogo
Diogo Felipe Silva Frazão, Josivan Gomes Farias Junior, Rayanne Medeiros da Silva, Thiago Felipe Maia Lisboa

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


O Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) em parceria com a equipe de formação continuada dos professores de Educação Física da rede municipal de Natal/RN, realizou no Centro Municipal de Referência em Educação (CEMURE) a problematização do conceito de gamificação e sua aplicabilidade nas aulas de Educação Física no contexto escolar. Com isso, nosso objetivo é relatar a experiência vivenciada durante este encontro de formação, bem como analisar a pertinência da intervenção com base nos depoimentos dos professores. Nosso caminho metodológico parte da premissa da pesquisa de cunho qualitativo-descritivo e caracteriza-se como relato de experiência. Nesse sentido, nossa observação parte do encontro que aconteceu no dia 15 de agosto de 2016, no qual problematizamos o conceito de gamificação, que corresponde a migração de elementos e características do jogo para a vida cotidiana. Pensando a aplicabilidade do conceito supracitado, proporcionamos vivências que se organizaram do seguinte modo: 1) Discussões sobre o tema: Gamificação; 2) Pacman Humano – Transposição do jogo da plataforma virtual para a experimentação real composta de uma estrutura montada em forma de labirinto, com quatro duplas representando os “fantasmas” do jogo original e o “Pacman”, representado por um jogador. As duplas eram subdividas em um integrante como “fantasma” e outro como guia, variando o modo de orientação. 3) Role-playing game (RPG) – Se resume a um jogo narrado por um mediador, no qual os participantes realizam as atividades de acordo com os pontos de habilidades e competências pré-estabelecidos, sendo todas as atividades tematizadas pelas Olimpíadas. 4) Roda Final – Exposição das experiências relacionadas às atividades. Segundo o instrumento de avaliação proposto pela própria Secretaria de Educação, os professores valorizaram as experiências e se aproximaram mais do conceito de gamificação. Isto posto, concluímos que a relação entre a mídia e as demais tecnologias que perpassam o cenário escolar é cada vez mais recorrente, portanto, o professor não pode ficar alheio a esse processo já que possui papel ativo nos processos de ensino-aprendizagem, bem como educacionais de maneira geral.

Palavras-chave


Palavras-chave: Formação continuada, Mídia-educação, Educação Física, Gamificação

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