Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Discutindo a avaliação em programas sociais: o caso do Programa Segundo Tempo em Riacho da Cruz
Judson Cavalcante Bezerra

Última alteração: 2016-10-04

Resumo


Este trabalho constitui-se um recorte de dissertação de mestrado em Educação Física. O mesmo se caracterizou pela sistematização de uma proposta de acompanhamento pedagógico balizada pelo método de pesquisa ação junto aos recursos humanos do Programa Segundo Tempo em Riacho da Cruz do qual destacamos mais pontualmente o seminário dedicado a atingir ao problema da avaliação do processo ensino aprendizagem no convênio do programa supracitado, uma vez que identificamos como situação problema a inexistência de estratégias e recursos avaliativos para a aplicação nas aulas do programa. Os resultados demonstraram aspectos gerais da compreensão dos professores acerca do tema avaliação, o que nos conduz a pensar os programas sociais sob outra perspectiva que não mais sob a ótica pessimista do clientelismo, acreditando na possibilidade de instauração de um giro na forma de conceber os próprios frequentadores desses programas sociais, nos quais as crianças e adolescentes antes visto como beneficiados, após a revisão dessa concepção, devem assumir a posição de alunos.

Palavras-chave


Avaliação; Ensino; Programa Segundo Tempo

Referências


BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
DANTAS, Augusto R. Avaliação da educação física na escola: análise de uma proposta de intervenção. 2011. 154f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Educação, Natal, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2011.
GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.
LEAL, José I. O. O esporte pedagogizado e o jogo lúdico como conteúdos educacionais do Programa Segundo Tempo. In: LORENZINI, Ana R.; BARROS, Ana M. de; SANTOS, Ana L. F. de. (org.) Programa Segundo Tempo no agreste de Pernambuco: a ludicidade e a interdisciplinaridade na construção do exercício da cidadania. Maringá: Eduem, 2010.
LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo – SP: Cortez, 1994.
OLIVEIRA, Amauri A. B. Introdução. In: OLIVEIRA, Amauri A. B. et al. (Org.). Ensinando e aprendendo esportes no Programa Segundo Tempo. Volume 1. Maringá: Eduem, 2011. 1 v.
OLIVEIRA, Amauri A. B.; PERIM, Gianna L. (Org.). Fundamentos pedagógicos do programa segundo tempo: da reflexão à prática. Maringá: Eduem, 2009.
PALMA, Ângela P. T. V.; OLIVEIRA, Amauri A.; PALMA, José. A. V. Educação física e a organização curricular: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Londrina: EDUEL, 2010.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Texto completo: docx