Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Lazer na Aurora, o sol que ainda não raiou.
Rodrigo Ataíde, Laiza Barbosa Lima

Última alteração: 2016-09-27

Resumo


A Rua da Aurora, área central do Recife, possui inúmeros aparatos de lazer: cinema, teatro, museu, e um calçadão com monumentos, quadra poliesportiva, parque infantil, pista de skate, equipamentos para ginástica, mirante, pista para caminhada e ciclofaixa. Contudo, este espaço não consegue atrair um público expressivo, ficando abandonado e tornando-se alvo de vândalos. Com isso, questiona-se: por que a população não utiliza expressivamente a Aurora como espaço de lazer? Para coleta de dados, foram realizadas observações in loco, e aplicado questionários com residentes que interagem com espaços públicos de lazer. Em dados preliminares, observou-se que as pessoas sabem da existência da Aurora, no entanto, apenas 38%, dos 160 sujeitos, a utilizam para lazer. As principais causas do não uso foram: atratividade, segurança e localização; contudo, observa-se que: existe policiamento no local (segurança); 60% dos sujeitos participam dos projetos municipais de lazer próximos à Aurora (localização); e as atividades de lazer praticadas pelos sujeitos poderiam ser desenvolvidas na Aurora (indicador parcial de atratividade). Com isso questiona-se: o papel do poder público é apenas o de disponibilizar o espaço? Os projetos municipais estimulam a livre apropriação dos espaços públicos, ou geram dependência ao que é vendido/ofertado (mercolazer)? Quais fatores impactam na atratividade?

Palavras-chave


Palavras-chave: lazer, espaços públicos, aurora.

Referências


AÇÕES de promoção turística. Disponível em: . Acesso em 26 agosto 2016.

BRAMANTE, A C. Recreação e lazer: o futuro em nossas mãos. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Educação Física & esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 1992.

CALDEIRA. T. P.R Cidades de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. Ed.34/Edusp, 2000.

DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva, 1979.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.

KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Aleph, 2001.

LAZER para famílias. Disponível em: . Acesso em 26 agosto 2016.

MASCARENHAS, F. (2005). Entre o ócio e o negócio: teses acerca da anatomia do lazer. [Doutorado] Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas .Campinas, SP: [s.n].

MELO, Victor Andrade De. ALVES JR, Edmundo de Drummond. Introdução ao Lazer. Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, 1ª Edição: Ed. Manole, 2003.

MUNNÉ, F. (1980). Psicosociologia del tiempo libre: Um enfoque crítico. México, DF: Trilhas.

OLHA! Recife. Disponível em: < http://www.olharecife.com.br>. Acesso em 26 agosto 2016.

PADILHA, V. P.. Se o trabalho é a doença, o lazer é o remédio? In: MÜLLER, A.; DACOSTA, L. P. (Org.). Lazer e trabalho: um único ou múltiplos olhares? Santa Cruz do Sul: EDUNISC, p. 243-266, 2003.

PROJETO lazer na rua. Disponível em: . Acesso em 26 agosto 2016.

RECIFE para Recifenses. Disponível em: . Acesso em 26 agosto 2016.

RECIFE. Disponível em: . Acesso em 26 agosto 2016.

ROLNIK, R. O lazer humaniza o espaço urbano. In: SESC SP. (Org.). Lazer numa sociedade globalizada. São Paulo: SESC São Paulo/World Leisure, 2000.

TURISMO de eventos. Crescimento no Recife. Disponível em: . Acesso em 26 agosto 2016.

Texto completo: docx