Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Práticas corporais de aventura: uma proposta pedagógica possível para Educação Física escolar.
Thais Viana Araújo, Renata Nishimura Cavalcanti

Última alteração: 2016-10-06

Resumo


O objetivo do presente relato é comunicar as intervenções pedagógicas na Educação Física escolar realizadas a partir do conteúdo práticas corporais de aventura nos anos finais do ensino fundamental, uma proposta do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A intervenção foi realizada com uma turma do 9º ano da Escola Estadual Vigário Bartolomeu. Participaram desta experiência uma professora de educação física, uma graduanda em educação física e 12 alunos de ambos os sexos com idades de 14 a 19 anos. Foi sistematizada uma unidade didática contendo nove aulas com o conteúdo praticas corporais de aventura, sendo duas aulas para apresentação do conteúdo, cinco aulas tematizadas com as vivências escolhidas pelos alunos (esporte de orientação, slackline, parkour, patins e skate) e mais duas aulas para construção do portfólio de impressões, caracterizado como produto da intervenção. Ao analisarmos o processo e o produto construído pelos alunos, foi verificado que é possível trabalhar as práticas corporais de aventura na educação física escolar superando a hegemonia dos jogos e esportes com bola. Os alunos demonstraram bastante interesse em conhecer as diferentes práticas e vivenciaram as práticas selecionadas com satisfação, sempre questionando se haveria nova oportunidade em datas futuras. Ao confeccionar o portfólio os alunos tiveram oportunidade de registrar sua aprendizagem acerca da origem da prática selecionada, suas características, materiais e cuidados com a segurança necessários para a prática. Além disso, refletiram sobre o acesso à essas práticas em sua comunidade registrando suas impressões. O portfólio da turma, formado pelo registro em fichas de cada aluno ficará disponível para posterior pesquisa na biblioteca da escola, colocando o grupo como protagonista na construção do conhecimento e facilitando o acesso às informações para outras turmas e demais colegas da escola.

Palavras-chave


Educação Física Escolar, Práticas Corporais de Aventura, Ensino Fundamental

Texto completo: docx