Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Brincando na Bomba: a rua como espaço público de lazer infantil
Italo de Siqueira Lira, Thalles Diego de Paula Viana, Sandro Sales da Silva, Gilmar Assunção da Silva

Última alteração: 2016-10-07

Resumo


Com a crescente urbanização que vem se dando no Brasil, desde o século XIX, bem como todos os problemas sociais decorrentes desta, percebe-se o afastamento, por parte dos cidadãos, do contato com a rua. Esta realidade também afeta o convívio das crianças com a rua, que é comumente caracterizada pelo seu uso, por parte delas, para fins lúdicos. Tendo em vista esse fato, o presente trabalho relata uma experiência onde foi possível trazer às crianças da Rua Mucuri, localizada no bairro da Bomba do Hemetério, na periferia da cidade do Recife, alguns momentos de lazer que objetivaram suscitar nelas o sentimento de apropriação da rua como espaço de lazer. Durante a intervenção, foram coordenadas diversas atividades infantis, como, por exemplo, brincadeiras com bola, corda, bambolês e oficinas de arte. A metodologia utilizada para observar os resultados da intervenção foi a observação participante. A rua como espaço público de lazer precisa de fato ser (re)valorizada, principalmente no que tange às crianças, que se utilizam do espaço de forma criativa e livre, o que contribui para o seu desenvolvimento físico, social e intelectual. Com isso, lançamos o seguinte questionamento: Qual o papel do poder público e da sociedade diante dessa realidade?

Palavras-chave


Criança; Espaço Público; Rua; Brincadeira; Jogo

Referências


ALMEIDA, M. T. P. O brincar das crianças em espaços públicos. 2012. Tese de Doutorado – Departamento de didáctica y organización educativa, Universidad de Barcelona, Barcelona, 2012.
BORBA, Ângela M. A brincadeira como experiência de cultura na educação infantil. In: BRASIL/MEC– Revista Criança do professor de educação infantil – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

CORREIA, Maria da Conceição Batista. A observação participante enquanto técnica de investigação. Pensar Enfermagem Vol. 13 N.º 2 2º Semestre de 2009. Disponível em: < http://pensarenfermagem.esel.pt/files/2009_13_2_30-36.pdf> Acesso em: 7 de Jul 2016.
DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 1973.
FORTUNA, Tânia R.A brincadeira na inclusão social. Revista Pátio – EducaçãoInfantil, Ano VI, n° 16, MAR/JUN, p. 14-17, 2008.

RODRIGUES, Luzia M. A criança e o brincar. Disponível em: < http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/desafios-cotidianos/arquivos/integra/integra_RODRIGUES.pdf>. Acesso em: 15 de ago. 2016.

ROLNIK, R. . O lazer humaniza o espaço urbano. In: SESC SP. (Org.). Lazer numa sociedade globalizada. São Paulo: SESC São Paulo/World Leisure, 2000.

PREFEITURA DO RECIFE. Bomba do Hemetério. Disponível em: < http://www2.recife.pe.gov.br/servico/bomba-do-hemeterio>. Acesso em: 18 de ago. 2016.
ZOCCOLI, Ani; et al. Projeto de espaços livres públicos de lazer para todos. Disponível em: Acesso em: 16 de Ago. 2016.

Texto completo: docx