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O brincar na educação infantil: uma análise da intenção pedagógica dos professores
Letícia Medeiros Lima, Andreia Sousa de Melo, Karoline Ferreira Gondim, Luana Felipe de Souza, Glycia Melo de Oliveira Silva

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


O brincar é entendido, neste estudo, como uma atividade dotada de significação social que remete linguagem própria e pertinente à aprendizagem. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo analisar a concepção e intenção pedagógica dos professores sobre o brincar na Educação Infantil, associando às metodologias utilizadas para o desenvolvimento das brincadeiras nas aulas. É uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, sendo a amostra composta por oito pedagogas de duas Unidades de Educação Infantil do Município de Mossoró/RN. O instrumento utilizado para coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada, contendo quatro perguntas voltadas para a intenção do brincar. Os resultados foram analisados e apresentados conforme as falas mais frequentes das professoras, dando ênfase a dois eixos temáticos de maior relevância: a concepção e a intenção sobre o brincar nas aulas. Foi possível comprovar que as docentes consideram o brincar como fator importante para a aprendizagem das crianças e elemento decisivo para sua formação humana, destacando relevância para o desenvolvimento intelectual e afetivo, fomentando a brincadeira com intenções educacionais, dotada de significação formativa à criança.

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