Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Reflexões sobre corpo, conhecimento de si e cuidado de si no Aikido
Marcel Alves Franco, Maria Isabel Brandão de Souza Mendes

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


Este trabalho se caracteriza como um estudo de campo de abordagem qualitativa e fenomenológica. A temática da pesquisa se situa no universo das artes marciais, especificadamente no Aikido e em duas noções da filosofia francesa: o corpo próprio, de Merleau-Ponty e cuidado de si, de Michel Foucault. O objetivo foi compreender como os praticantes de Aikido percebem o corpo e quais implicações a prática de Aikido promove, no tocante ao conhecimento de si e ao cuidado de si. Percebemos uma ligação entre a noção do corpo próprio, através das experiências perceptivas, como também com o cuidado de si por tratar de técnicas organizadas, com ritos e princípios filosóficos que apontam a necessidade do homem resgatar a atenção para si e sua relação para os outros e a natureza.

Palavras-chave


Aikido, Corpo, Conhecimento de si, Cuidado de si.

Referências


DOMINGOS JÚNIOR, M. F. Por uma educação dos sentidos: diálogo entre Merleau-Ponty e Ueshiba. (Dissertação) Mestrado em Educação do Centro de Educação Da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN: 2013.
FOUCAULT, M. Resumo dos cursos do Collège de France (1970-1982). Tradução Andrea Daher; consultoria Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.
______. Ética, sexualidade, política. Tradução Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. 2. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
MATTHEWS, E. Compreender Merleau-Ponty. (Tradução de Marcus Penchel). Petrópolis – RJ: Vozes, 2010. (Série Compreender).
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 4. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011. (Biblioteca do pensamento moderno).
NÓBREGA, T. P. Merleau-Ponty: o corpo como obra de arte. Princípios, Natal: UFRN, v. 7, n. 8, p. 98-108, jan./dez., 2000.
PRADO, R. C. História e memórias do Aikido no Brasil: a invenção das tradições ou a tradição das invenções. XI Encontro Nacional de História Oral – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro: Anais.... 10 a 13 de julho de 2012.
STEVENS, J. (Org.). Segredos do budô: ensinamentos dos mestres das artes marciais. Tradução Maria Teresa Quirino. São Paulo: Cultrix, 2005. (p. 89-91)
UESHIBA, M. Ensinamentos secretos do Aikido. São Paulo: Cultrix, 2010.
UESHIBA, K. O espírito do Aikido. 6 ed. São Paulo: Pensamento, 2005.
______. Uma vida no Aikido: biografiado fundador Morihei Ueshiba. Tradução Luiz Carlos Cintra. São Paulo: Pensamento, 2011.
UESHIBA, M. Aikido: a evolução passo a passo: os elementos essenciais. Tradução Wagner Büll. São Paulo: Pensamento, 2008.

Texto completo: Sem título