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O LAZER E O ESTRESSE NO PRÉ ENEM
Denise Maria Santana de Oliveira

Última alteração: 2016-10-06

Resumo


O trabalho em tela trata sobre o estresse dos discentes que se submetem ao Exame Nacional do Ensino Médio. Para subsidiar a pesquisa, analisamos alguns estudos que relatam a importância de momentos de lazer como ferramenta para amenizar o estresse. Objetivando diagnosticar a contribuição das práticas de lazer para a diminuição do estresse sofrido pelos alunos no período que antecede o ENEM, a pesquisa busca identificar as manifestações de estresse vivenciadas pelos alunos no período que antecede o Exame Nacional do Ensino Médio e sugerir ações de lazer como ferramenta para melhoria da qualidade de vida dos estudantes nesse período. Quanto à metodologia, será utilizado o procedimento metodológico chamado pesquisa-ação. Sob o ponto de vista da forma de abordagem do problema, nossa pesquisa é de natureza qualitativa; será realizada por meio das técnicas da observação participante e da entrevista semiestruturada. O universo desta pesquisa é constituído de adolescentes, na faixa etária de 17 a 18 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes do 4º ano do ensino médio profissionalizante de uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte. A escola conta com 7(sete) turmas, cada uma com 35 (trinta e cinco) alunos, totalizando 245 (duzentos e quarenta e cinco) discentes. Diante disso, deverá ser realizada uma seleção para aplicação da pesquisa, levando em conta a disponibilidade, o compromisso e o interesse do participante. A escola foi selecionada por ter um bom desempenho acadêmico e pelo perfil do corpo discente e docente. As entrevistas semiestruturadas e a observação participante, após serem transcritas, serão organizadas conforme a natureza das respostas dos sujeitos e das observações feitas, a partir dos objetivos previamente estabelecidos para esta pesquisa. Será realizada uma análise temática, tomando-se por base o discurso dos sujeitos pesquisados, na qual criaremos um quadro em que apresentaremos os temas e as dimensões que forem percebidas na observação participante feita com os alunos durante as ações e nas entrevistas semiestruturadas. Com os resultados da pesquisa pretendemos constatar a importância do lazer, despertando para futuras pesquisas acerca da atuação do profissional nas escolas de ensino médio.
Palavras-chave: lazer, estresse, ENEM.
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Palavras-chave


lazer; estresse; ENEM

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