Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Assembleia Cidadã e a Lazerania: uma intervenção em construção
Elizane Maria da Silva, Maria Josely de Figueirêdo Gomes

Última alteração: 2016-10-20

Resumo


Este trabalho se constitui a partir das intervenções do Projeto Lazerania da Assembleia Cidadã – AC em três escolas públicas do Rio Grande do Norte. Objetiva descrever o processo de planejamento e execução das atividades de esporte e lazer para alunos do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio. O texto apresenta a proposta da lazerania, a partir dos estudos de Mascarenhas que busca dentre outras expressar o reconhecimento de uma conquista em permanente construção do usufruto do lazer e de sua contribuição com a educação e na formação para a cidadania. Esta oportuniza aos educandos alargarem seus conhecimentos e suas experiências, a fim de torná-los agentes de transformação social no meio que vivem, uma vez que o aprendizado não se esgota em um determinado momento, mas está em contínuo processo de mudança.
Palavras-chaves: alunos, escola, intervenção, lazer, lazerania.

Palavras-chave


Lazer; Esporte

Referências


BARROS, F. C. O. M. de. Cadê o brincar? Da educação infantil para o ensino fundamental. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2014.

BORBA. A. M. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: Brasil. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
p. 35-47.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988, atualizada até as Emendas Constitucionais nos 1/92 a 56/2007 e nos 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2008, 464p.

_______. Ensino Fundamental de nove anos – orientações gerais. Brasília, 2004. Disponível em: . Acesso em: 15 mar 2015.

GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Sentir, Pensar, Agir: corporeidade e educação. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2009.

MARCELLINO, N. C. Pedagogia da animação. 2. ed. Papirus editora, São Paulo: 1997.

______. A relação teoria e prática na formação profissional em lazer. In: ISAYAMA, Hélder Ferreira (Org.). Lazer em estudo: currículo e formação profissional. Campinas, SP: Papirus, 2010. p. 59-85.

MASCARENHAS, Fernando. Lazer como prática de liberdade. Goiânia: UFG, 2003.

______. “Lazerania” também é conquista: tendências e desafios na era do mercado. Movimento. Porto Alegre, v. 10, n. 2, p.73-90, maio/agosto de 2004. Disponível: . Acesso em: 05 abr 2016.

MELO, Vitor Andrade de Melo; ALVES, Edmundo de Drummond Alves Junior. Introdução ao Lazer. Barueri, SP: Manole, 2003.

MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Currículo, Conhecimento e Cultura. In: BRASIL. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007, 48 p.

WERNECK, Christianne Luci G. Lazer e Mercado / Christianne Luce G. Werneck, Edmur Antonio Stoppa, Hélder Ferreira Isayama. – Campinas, SP: Papirus, 2001. (Coleção Fazer/Lazer).

Texto completo: docx