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A transversalização do telespetáculo esportivo na escola
Sheylla Santos, Thiago Lisboa

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


O objetivo do presente estudo é identificar, nas matérias esportivas transmitidas pelo programa “Esporte Espetacular”, os temas transversais possíveis a serem abordados nas aulas de Educação Física. Para isso, adotamos o tipo de pesquisa descritiva com caráter qualitativo. O universo investigado foi o Programa “Esporte Espetacular” e destacamos como principais resultados matérias com temas diversificados. Para categorizar as matérias esportivas analisadas foram utilizados os temas transversais tradicionais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s): Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientação Sexual. Além deles, para atender as necessidades da amostra, foi necessário criar novos temas transversais para nortear a discussão a respeito das transmissões investigadas, são eles: Competição, Olimpismo, História e Cidadania. Foi possível identificar práticas corporais atreladas a informações de cunho social compatíveis com a discussão dos temas propostos pelos PCN´s e que ainda nos permitiu a elaboração de novos temas para nortear a discussão, baseados na possibilidade que temos de pensar no debate de elementos que podem ser incorporados à prática pedagógica dos professores de Educação Física.

Palavras-chave


Televisão, Temas transversais, Educação Física escolar

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