Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Vem, vem movimentar você também: práticas corporais para discentes do IFRN-Campus Natal-Cidade Alta
Kadydja Karla Nascimento Chagas, Antônio Marcelino Barbosa, Regiane Carla Medeiros de Araújo

Última alteração: 2016-09-27

Resumo


O presente trabalho surgiu com a ideia de elaborar atividades de relaxamento para os alunos do curso tecnológico de gestão desportiva e de lazer, do instituto federal do Rio Grande do Norte, localizado na cidade de Natal, no bairro cidade Alta. O presente trabalho buscou o desenvolvimento nas qualidades físicas e mentais dos discentes do curso superior de gestão desportiva e de lazer, além de promover o bem estar individual e coletivo desse ambiente, deixando o grupo em harmonia social, individual e coletiva. Nesse sentido, para a visualização dessa possibilidade foi através de alunos da própria sala que observava o estresse diário dos colegas, e a necessidade de fazer algo para melhorar as atividades internas e externas desses graduandos. Como procedimento metodológico elaboramos as seguintes ações: 1. No primeiro momento aproximamos os alunos, com atividades de interação em grupo, explicando a importância do respeito aos seus sentimentos e do próximo, desenvolvendo as atividades de relaxamento, práticas corporais, e atividades lúdicas; 2. No segundo momento, foi realizado acompanhamento com auxílio dos profissionais do IFRN Campus Natal-Cidade Alta de medicina, psicologia e assistente social. 3. Aplicação de questionários para averiguação das principais necessidades dos alunos. Com base na coleta de dados, que foi realizada com os 26 alunos da turma do curso superior em gestão desportiva e de lazer, foi possível apresentar o seguinte resultado: 1. Construir acervo de atividades; 2. Desenvolver o aspecto lúdico em sala de aula; 3. Promover a compensação através do relaxamento e das atividades lúdicas; 4. Elaborar uma programação trimestral de atividades integradoras e 5. Melhoria no rendimento acadêmico dos alunos. De acordo com os dados apresentados acima, foi possível constatar a relevância do trabalho realizado, bem como a importância de vivências de lazer no âmbito acadêmico.

Palavras-chave


Práticas corporais, Ludicidade, Lazer, IFRN.

Referências


CASTELLANI FILHO (1995) apud MARCELLINO, N.C. (org.) Lazer: formação e atuação profissional. Campinas: Papirus, 1995.
DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 1976.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento de cultura. São Paulo: EDUSP,1971
MARCELLINO, N.C. Lazer e educação. 8 ª edição, Campinas: Papirus, 2001 a. ________.Pedagogia da animação, 3ª edição, Campinas: Papirus, 2001 b. ________ . A sala de aula como espaço para o jogo do saber. In: MORAIS, R. (org.) Sala de aula-que espaço é esse? 15ª ed.,Campinas: Papirus, 2002.

Texto completo: docx