Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Educação física e ensino médio integrado: possibilidade para se refletir sobre integração curricular
José Ribamar Ferreira Júnior, Rafael de Góis Tinôco, Alison Pereira Batista, Allyson Carvalho de Araújo, José Pereira de Melo

Última alteração: 2016-09-24

Resumo


A educação escolar apresentou de forma hegemônica uma organização do conhecimento compartimentado em disciplinas, logo, o conhecimento estudado em determinado componente curricular, muitas vezes, não encontra amparo em outro componente, mesmo havendo possibilidades de relações. Assim, pensar e refletir acerca de ações integrativas no Ensino Médio Integrado é pensar nessa importante interdisciplinaridade, à busca das mediações que permitam planejar e desenvolver perspectivas comuns de trabalho, que harmonizem a diversidade de experiências e olhares distintos sobre a realidade. Dessa maneira, esta pesquisa propõe uma análise das possibilidades de articulação da formação geral com a formação profissional, a partir de uma intervenção pedagógica realizada com as turmas do 2º ano de Informática e Mecatrônica do Ensino Médio Integrado do IFRN Campus Parnamirim na disciplina de Educação Física. Ao final, reconhecemos que a experiência analisada aqui neste escrito desenvolveu uma ação didático-metodológica de integração entre formação geral e profissional.

Palavras-chave


Educação Física, Ensino Médio Integrado, Formação Geral, Formação Profissional.

Referências


BERNABÉ, Andressa Peloi; STAREPRAVO, Fernando Augusto. Legados esportivos educacionais, a educação física e os megaeventos esportivos no Brasil. FIEP bulletin. São Paulo, v. 83, Edição especial, p. 1-6, 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2016.

BRASIL. Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2007.

______. Parecer CNE/CEB nº 5/2011, aprovado em 5 de maio de 2011 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2016.

MACHADO, Lucília. Ensino Médio e Técnico com currículos integrados. In: MOOL, Jaqueline (Org). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 80-95.

MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza; NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Cultura de movimento: reflexões a partir da relação entre corpo, natureza e cultura. Pensar a Prática, [S.l.], v. 12, n. 2, ago. 2009. ISSN 1980-6183. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v12i2.6135.

RAMOS, Marise. Possibilidade e desafios na organização do currículo integrado. In: RAMOS, Marise; FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2012. p. 107-128.

SILVA, Marlon André da; SILVA, Lisandra Oliveira e; MOLINA NETO, Vicente. Possibilidades da educação física no ensino médio técnico. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. 325-336, dez. 2015. ISSN 1982-8918. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2016.

ZABALA, Antoni. Enfoque Globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Texto completo: docx