Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Esporte, lazer e educação: uma análise do Programa Football for Hope, na Associação para o Desenvolvimento de Iniciativas de Cidadania – (ADIC)
Felipe Xavier Cerino

Última alteração: 2016-10-04

Resumo


ADIC/RN, situada na comunidade do Passo da Pátria às margens do Rio Potengi, no Bairro do Alecrim, Natal/RN, é uma associação civil de iniciativa privada, sem fins lucrativos, fundada em meados de 2005, por um casal suíço. Realiza um trabalho lúdico, educativo e esportivo para crianças e adolescentes da comunidade, na perspectiva de formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. O objetivo do artigo foi analisar como se configura as aulas de futebol no Programa Football for Hope FIFA na ADIC/RN. Foi realizado através de uma pesquisa qualitativa, descritiva e com a utilização de entrevistas semiestruturada. Também como pesquisa bibliográfica descritiva, para dar suporte ao estudo. Aos procedimentos técnicos, analítica, a qual contribuem com estudo e avaliação aprofundados. As aulas são planejadas pelos educadores e realizadas sistematicamente em dois turnos distintos (matutino e vespertino), de segunda a sexta-feira no contraturno das atividades escolares, atendendo cento e oitenta crianças e adolescentes na faixa etária de seis a dezesseis anos de idade, sexo masculino e feminino. A prática do esporte educacional desenvolvida pode ser considerada como uma ferramenta educacional e de lazer e proporciona empoderamento as crianças e os adolescentes.
Palavras-Chave: Esporte, Lazer, Educação, Football for Hope.

Palavras-chave


Esporte, Lazer, Educação, Football for Hope.

Referências


AMARILHA, M. Estão mortas todas as fadas. 8 ed. Petrópolis, Vozes, 2009.
BARDIN. L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70, 1977.
BRACHT, Valter. A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo... capitalista. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, São Paulo, v. 7, nº 2, p. 62-68, janeiro, 1986.
BRAMANTE, Antônio Carlos. Lazer: concepções e significados. Belo Horizonte, 1998.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Abril Cultura; Brasiliense, 1985
DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e Cultura Popular. São Paulo: Perspectiva, 2001.
ELIAS, Norberte; DUNNING, Eric. A Busca da Excitação. Lisboa: Difusão Editorial, Lda, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 40ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
____________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997, p.99.
GOHN. M.G. Movimentos sociais e educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
http://es.fifa.com/sustainability/football-for-hope.html/ acessado em: 19/10/2015
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MAIA, Lerson F.S. A formação de técnicos em lazer e suas possibilidades de atuação e intervenção em políticas pública .In:Marcelino,N. C. (Org.) Formação e Desenvolvimento de Pessoal em Lazer e Esporte:Para atuação em Politicas Públicas. São Paulo:Papirus, 2003.
MELO, Victor Andrade; JUNIOR, Edmundo de Drummond Alves. Introdução ao lazer. Barueri, SP: Manole, 2003.
NASCIMENTO, Gentil Barbosa. Lazer e qualidade de vida entre crianças e adolescentes: um olhar para a comunidade do Passo da Pátria. Ouro Preto, SESC, 2013.
PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogía. 4.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976

TEIXEIRA, Ana Claudia C.Identidade em construção: As Organizações Não- Governamentas no processo Brasileiro de Democratização. Campinas,2000. 166 f. Dissertaçao ( Mestrado em Filosofia e Ciências Humanas) – Departamento de Ciências Politicas do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Campinas.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1991, http://revistaescola.abril.com.br/formacao/neurociencia-como-ela-ajuda-entender-aprendizagem-691867.shtml?page=2

Texto completo: docx