Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Cem sentidos: a inclusão no contexto da educação física escolar
Evandro Nogueira de Oliveira, Fernanda de Oliveira Silva, Kaline Lígia Estevam Carvalho Pessoa

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


O processo de inclusão especificamente nas práticas corporais de pessoas com necessidades especiais surgem como uma tendência a ser seguida na contemporaneidade. As praticas para o lazer e recreação para pessoas com necessidades especiais é uma temática que envolve cuidados e carece de muitos estudos. O presente estudo objetiva proporcionar vivências práticas corporais por pessoas com necessidades especiais. A amostra foi composta por 30 alunos do 5º ano de uma escola pública do município de Pau dos Ferros – RN. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação. O processo de intervenção deu-se a partir das dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais. Os resultados apontam para uma nova perspectiva no ensino da prática pedagógica inclusiva. Evidenciou-se ainda que a comunidade escolar como um todo é receptiva a esta temática. Em geral verificamos as necessidades de práticas educacionais voltadas para a temática da inclusão nas escolas. Assim, toda e qualquer ação deve ser valorizada e incentivada, não apenas para ser trabalhado com um grupo específico, mas com outros grupos, pois colocar-se na condição do outro é aceitar as diferenças, e este sem dúvidas é um caminho a ser trilhado.

Palavras-chave


Educação Física, Lazer, Inclusão, Necessidades especiais.

Referências


Referências

BASEI, A. P- a educação física na educação infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança- Revista Iberoamericana de Educación ISSN: 1681-5653 n.º 47/3 – 25 de octubre de 2008.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais/ Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
CIDADE, R. E.; FREITAS, P. S. Educação Física e Inclusão: Considerações para a Prática Pedagógica na Escola. Brasília: Ministério da Educação. Revista Integração, v. 14 - Edição Especial - Educação Física Adaptada -, p. 27-30, 2002.
DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e Cultura Popular, São Paulo/SP: Ed. Perspectiva, 1976.
EDLER CARVALHO, R. Temas em Educação Especial. Rio de Janeiro: WVA Ed., 1998.
FALKENBACH, Atos Prinz. A questão da integração e da inclusão nas aulas de Educação Física. Revista Digital. Buenos Aires, ano 11, n° 106, Março de 2007. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd106.
MRECH, L. M. O que é Educação Inclusiva?. Revista Integração. Brasília: MEC/SEESP, n. 20, p. 37 – 40, 1998.
BRACHT, V. Educação física escolar e lazer. In: Werneck, Christiane Luce Gomes, Isayama, Hélder Ferreira (org.). Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 267., p. 147-172.
BRAMANTE, A C. Recreação e lazer: o futuro em nossas mãos. In: MOREIRA, W.W. Educação Física & Esporte: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 1992.
FRANÇA, T. L. Educação para e pelo lazer. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho (org.). Lúdico, educação e educação física. 2ª edição. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003. 230p., p. 33-47.
HUNGER, D. SQUARCINI, C. F.R. PEREIRA, J. M. A pessoa portadora de deficiência física e o lazer. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 25, n. 3, p. 85-100, maio 2004.
MARCELLINO, N. C. Estudo do Lazer – Uma Introdução. Editora Autores Associados, 1996 – Campinas/SP.
_________________ (org). Lúdico, educação e educação física. 2ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.
PIMENTEL, G. G. A. Por que pesquisar o lazer? Iniciação Cientifica Cesumar, Maringá, v.2, n.1, p. 33-36, mar./jul. 2000.
REQUIXA, R. Conceito de lazer. Revista Brasileira de Educação Física e Desporto. N.º 42, pp. 11-21, 1979.
REQUIXA, R. As dimensões do lazer. Revista Brasileira de Educação Física e Desporto. N.º 45, pp. 54-76, 1980.
SILVA, D. A. M. da, et al. Importância da recreação e do lazer. Gráfica e Editora Ideal: Brasília, 2011.
SILVEIRA, C. R. et al. Educação Física escolar: um impacto do processo de inclusão. Efdeportes. Revista Digital. – Buenos Aires – Ano 13 – Nº 119, Abril 2008.
STAINBACK, S. e STAINBACK, W. Inclusão um Guia para Educadores. Porto Alegre: Artmed, 1990.

Texto completo: docx