Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
MESCLANDO os Calouros da UnB: O lazer dá as Boas vindas
Daniel Cantanhede Behmoiras, Marta Vieira da Silveira, Marcella Pouso da Silva, Filipe Balbino da Costa, Jonas Florentino de Andrade

Última alteração: 2016-10-06

Resumo


Introdução: O Projeto Boas Vindas aos Calouros da UnB é uma iniciativa do Decanato de Esporte, Arte e Cultura ligado ao Decanato de Assuntos Comunitários da UnB (DEA/DAC) que pretende apresentar aos calouros tudo que a Universidade pode oferecer. Foi aberto um edital para participação de projetos culturais que contribuíssem ludicamente na integração dos calouros à universidade. Os membros do MESCLAR decidiram encarar esse desafio. O MESCLAR é uma ação acadêmica, de extensão universitária, que visa a problematização da relação entre o Lazer e a Cultura Corporal com o objeto de construção do conhecimento e de intervenção social conjugada à experiência estética e a práticas lúdicas, educativas, artísticas e esportivas (MASCARENHAS, 2004). Objetivos: Para esta ação o MESCLAR teve como objetivo geral, promover a recepção dos novos estudantes da UnB, possibilitando à vivência e reflexão sobre o Lazer e a Cultura Corporal e a participação neste projeto de extensão universitária que propiciará novas experiências formativas de todos os envolvidos e como objetivos específicos: apresentar e vivenciar práticas culturais lúdicas e educativas, artísticas e corporais que possibilitem reflexões críticas e criativas acerca do significado de se ingressar em uma universidade federal, pública, gratuita e de qualidade referenciada socialmente; Contribuir para a pesquisa, formação, planejamento, execução e avaliação de intervenções pedagógicas e artístico-cultural; Metodologia: Para o Projeto Boas Vindas ficou acertado que o MESCLAR faria 4 intervenções, sendo duas intervenções (matutino e vespertino) no dia de Registro da matrícula do calouro e duas nas aulas magnas da UnB (matutino e noturno), as duas primeiras consistiram em uma ação interativa com atividades circenses (tecido e malabares, música, ginástica, artesanato e jogos e brincadeiras. Já nas aulas magnas foram realizadas apresentações artísticas com música, malabares e dança. Resultados: Houve um ótimo intercâmbio entre os participantes do projeto e os calouros, fazendo com que todos se integrassem mais na universidade. Conclusão: Ações desse tipo ampliam os horizontes dos alunos e enriquece a convivência universitária.

Palavras-chave


Calouros, lazer, projeto de extensão

Referências


MAGNANI, José Guilherme Cantor. Festa no pedaço. São Paulo: Hucitec: Unesp, 1998.

MARCASSA, L. P. . Do ócio ao lazer: uma (re)significação dos usos do tempo livre na cidade de São Paulo (1888-1935). In: XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2001, Caxambu - MG. Anais do XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Campinas : CBCE, 2001.
MARCASSA, Luciana. A invenção do Lazer: Educação, Cultura e Tempo Livre na cidade de São Paulo (1888-1935). Dissertação de Mestrado. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, 2002.

MASCARENHAS, F. Lazer como prática de liberdade. 2ª ed. Goiânia: Ed. UFG, 2004.

MASCARENHAS, F. Entre o ócio e o negócio: teses acerca da anatomia do lazer. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

MASCARENHAS, F. Outro lazer é possível! Desafio para o esporte e lazer da cidade. In: Lino Castellani Filho. (Org.). Gestão pública e política de lazer: formação de agentes sociais. 1 ed. Campinas: Autores Associados, 2007, v. , p. 17-40.
MASCARENHAS, F. Lazer e utopia: limites e possibilidades de ação política. In: Dulce Maria F. de A. Suassuna; Aldo Antonio de Azevedo. (Org.). Política e lazer: interfaces e perspectiva. 1 ed. Brasília: Thesauros, 2007, v. , p. 181-210.

MELO, V. A. & ALVES, E. D. Introdução ao Lazer. Barueri: Manole, 2003.

MELO V. A. de. A animação cultural: conceitos e propostas. Campinas: Papirus, 2006
PADILHA, V. Shopping Center: A Catedral das Mercadorias e do Lazer Reificado. São Paulo: Ed. Boi Tempo, 2006b.

PADILHA, V. Tempo livre e capitalismo: um par imperfeito. Campinas, SP: Alínea, 2000.

________. (Orgs) Dialética do lazer. São Paulo: Cortez, 2006a.

WAICHMAN, Pablo. Tempo Livre e Recreação. Campinas, Papirus, 1997.

SILVA, Jamerson, SILVA, Katharine. Círculos populares de esporte e lazer. Recife: Bagaço, 2004

Texto completo: docx