Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Rei do Congo em Major Sales: folclore, cultura e entretenimento.
Alberto Assis Magalhães, Wildejane Maia de Figueiredo, Yokky Ywky Dantas de Oliveira, Ubilina Maria da Conceição Maia

Última alteração: 2016-10-06

Resumo


Neste artigo, abordaremos a importância de conhecer e valorizar a cultura de um povo. Trata-se de uma experiência oportunizada pela disciplina do Curso de Educação Física - Folclore e Cultura Corporal. Indagou-se sobre a diversidade e as raízes culturais, da cidade de Major Sales. Baseou-se na pretensão de conhecer e experimentar a memória e a cultura dos povos, o que não presumia um aprofundamento nas questões sociológicas mas as respostas conduziram a isso. Portanto, apresentamos parte da história do lugar, demonstrando sua rica cultura folclórica e os mecanismos de expressão por ela assumidos, tendo por objetivo, o aprofundamento de sua natureza e origem. Para tanto, utilizou-se a pesquisa de campo com o intuito de buscar observar, coletar dados, analisar e interpretar como essa expressão cultural é ou se tornou enraizada no município. Adotamos a pesquisa descritiva de abordagem qualitativa com suporte bibliográfico, e com ela, tentamos dar conta da dimensão cultural que envolve a atividade do Rei do Congo. Os resultados apontaram para um expressivo envolvimento na cultura da cidade de Major Sales e que o Reisado transforma-a em algo cada vez mais intenso, sobretudo através de fortes relações comunitárias ligadas à valorização social e ao entretenimento. Por fim, vale destacar, a notória manutenção da tradição, passada de geração a geração, contribuindo para oportunizar crianças, jovens e adultos com o processo de empoderamento.

Palavras-chave


Rei do Congo; Folclore; Entretenimento

Referências


BREGOLATO, R. A. Cultura corporal da dança. São Paulo: Ícone, v.1, 2000.
CASCUDO, Luís da Câmara; L. Civilização e Cultura: pesquisas e notas de etnografia geral. São Paulo: Global, 2004.
FRADE, C. Folclore/cultura popular: Aspectos de sua História. Disponível em: http://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_aspectos.pdf Acesso em: 01 de Setembro de 2016
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LIMA, Rossini Tavares de; L. A Ciência do Folclore. São Paulo: Martins Fontes, 2003
SATRIANI, L. M. L. Antropologia cultural e analise da cultura subalterna. Trad. Josildeth Gomes Consorie. São Paulo; Hucitec, 1986. 162p.
SANTOS, A. A cultura condiciona a visão de mundo do homem. Disponível em: http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=6751 Acesso em: 29 de Julho de 2016.
SANTOS, N. M, et al. DANÇA E RITMO: INTERVENÇÃO NA ESCOLA TIMBI. Recife, anais dos encontros, 2016.
UMBELINO, A. C. Folia de reis: indumentária e patrimônio cultural. In: 10º Colóquio de Moda – 7ª Edição Internacional, 1º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda, 2014.

UNESCO, Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Paris; 2003. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002181/21812por.pdf Acesso em: 13 de Agosto de 2015.

Texto completo: docx