Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Natal/RN e a copa de mundo de futebol de 2014: uma reflexão sobre os legados esportivos para a cidade
Rafael Nascimento Silva

Última alteração: 2016-09-17

Resumo


Os megaeventos esportivos são competições internacionais com duração máxima de um mês, podem envolver a participação de milhares de atletas, são possuidores de significativa simbologia e podem gerar impactos em diferentes setores da sociedade. A escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 proporcionou debates intensos, e o questionamento atual é sobre o legado para o cidadão comum, em consequência do vultoso custo de um megaevento, e o que será feito para fortalecer o esporte no imaginário do brasileiro. Diante do impacto envolvido na realização do megaevento, este trabalho busca refletir sobre os legados esportivos que a Copa do Mundo de Futebol de 2014 deixou para população de Natal/RN. Os métodos utilizados neste estudo foram: pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos e periódicos, pesquisa documental em reportagens de jornal, revistas e sites; e a análise qualitativa de discurso de palestras e entrevista concedida pelo então secretário municipal de esporte e lazer, Luiz Eduardo Machado Pereira, e entrevista com João Roberto Liparotti, professor da UFRN e coordenador do projeto “UFRN na Copa”. Devido a grandiosidade, os megaeventos são utilizados pelos gestores como o momento de executar obras de grande impacto, que aguardam anos para serem realizadas, principalmente pelo alto custo. Afetam o cotidiano do cidadão por serem impopulares e/ou possuírem objetivos duvidosos, quando não contam com participação popular. Partindo dessa premissa, Natal/RN foi uma das cidades-sede da Copa, e foi construída a Arena das Dunas, sem qualquer consulta à sociedade ou análise de uma possível reforma do histórico estádio Machadão, que acabou demolido juntamente com o ginásio poliesportivo Machadinho. Um novo ginásio foi construído em uma região diferente da cidade, o que fortuitamente possibilitou aos moradores da região terem acesso a um complexo esportivo-cultural. Como parte do legado pela realização da Copa do Mundo são a construção de dois Centros de Iniciação ao Esporte (CIE) e duas Praças de Esporte e Cultura (PEC) nas zonas Oeste e Norte da cidade, regiões compostas pela maioria dos bairros de alta vulnerabilidade social da capital potiguar. Entretanto, pairam dúvidas sobre a conclusão destas obras e sobre o posterior usufruto e administração das instalações. Já a candidatura da UFRN como Centro de Treinamento de Seleções (CTS) possibilitou a captação de recursos para recuperar o parque esportivo da instituição. A Arena da Dunas é uma praça para o futebol profissional, mas não causou efeito em relação ao esporte educacional e de participação. Apenas uma PEC foi concluída e um CIE encontra-se em licitação. O CTS da UFRN foi concluído, mas não foram construídas todas as instalações previstas inicialmente. Os fatores apresentados sugerem estudos acerca dos impactos sobre o esporte local e o usufruto das instalações por parte do natalense.

Palavras-chave


Arena das Dunas; Copa do Mundo de Futebol; Praça de Esporte e Cultura; Legado esportivo; Megaeventos

Referências


BRASIL. Ministério da Cultura. Andamento – Praças dos Esportes e de Cultura. [2013?]. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2016.

______. Ministério do Planejamento. Centro de Iniciação ao Esporte - Natal - RN - modelo II. [201?] Disponível em: Acesso em: 25 mar. 2016.

GINÁSIO Nélio Dias é entregue na Zona Norte. Tribuna do Norte. Natal, 13 dez. 2008. Disponível em: Acesso em: 20 mar. 2016.

MINISTRO visita pista de atletismo da UFRN: uma das melhores do mundo. Jornal da UFRN. 2013. Ano XV, n. 65, set. 2013, p.12.

MUNICÍPIO constrói duas áreas de esporte e lazer. Tribuna do Norte. Natal, 21 set. 2014. Disponível em: Acesso em: 25 mar. 2016.

PREUSS, Houger. Aspectos sociais dos Megaeventos esportivos. In: RUBIO, Katia (org). Megaeventos esportivos, legados e responsabilidade social. Tradução de Gabriel Vinícius Morais Andrade; Elisa Martins da Silva. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008, p. 13-35. (Coleção Psicologia do Esporte).

RAEDER, Sávio. Desenvolvimento urbano em sede de megaeventos. In: RODRIGUES, Rejane Penna et al. (Org.). Legado de Megaeventos Esportivos. Brasília, DF: Ministério do Esporte, Conselhos Federal e Regional de Educação Física, 2008. p. 201-209.

RUBIO, Kátia. Postulações brasileiras aos Jogos Olímpicos: considerações acerca da lenda do distanciamento entre política e movimento olímpico. Revista Biblio 3W. Barcelona, v. 15, n. 895, 2010. Disponível em: Acesso em: 19 set. 2013.

SECRETÁRIO da SECOPA apresenta projeto no Ministério do Esporte. Prefeitura do Natal. 2013. Disponível em: Acesso em: 25 nov. 2013.

SILVA, R. A. N. da. A perspectiva dos legados esportivos da Copa 2014 para Natal/RN. Natal, UFRN: CCHLA, 2013, f. 46. Monografia (graduação).

TAVARES, Otávio. Megaeventos Esportivos. Porto Alegre: Movimento, 2011. V. 17, n. 03, jul/set 2011, p. 11-35. Disponível em: Acesso em: 20 mar. 2016.

Texto completo: docx