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O xadrez e sua influência no processo de ensino aprendizagem nos cursos técnicos integrados – Campus Natal–Cidade Alta
Kadydja Karla Nascimento Chagas, Virgínia Paulino da Silva​

Última alteração: 2016-10-20

Resumo


Este trabalho apresentou por objetivo analisar o processo de ensino aprendizagem dos alunos do ensino médio do IFRN Natal-Cidade Alta. O Projeto Xadrez na Cidade surgiu da necessidade de implementar no Campus Natal-Cidade Alta do IFRN uma atividade que estimulasse a interação dos estudantes de diferentes faixas etárias e, ao mesmo tempo, desenvolvesse a capacidade intelectual, perceptiva, de raciocínio lógico, de modo a alcançar o desenvolvimento de diversas competências humanas, como concentração, habilidades, técnicas e memorização, de forma a melhorar os resultados obtidos em sala de aula, como o rendimento escolar em disciplinas como matemática, física e química, como também na vida pessoal ajudando nos comportamentos pessoais. O projeto atende aos alunos dos cursos de Produção Cultural e Gestão Desportiva e de Lazer, mas seu público principal e alvo do trabalho são os alunos do ensino médio dos Cursos Técnicos Integrados em Multimídia e Lazer. A metodologia a ser utilizada foi de abordagem qualitativa, na qual utilizamos a pesquisa de campo. Como resultado, apresentamos os seguintes resultados: 1. O xadrez contribui com os suas atribuições positivas na vida pessoal e acadêmica dos alunos do IFRN; 2. Observou-se a mudança em sala quando houve uma dedicação em conhecer as atribuições que o jogo, traz para a escola e alunos; 3. Professores preocupados com a aprendizagem e desenvolvimentos de alunos buscam no jogo, muitas vezes, como ajuda necessária para auxiliar nas suas ampliações acadêmicas e 4. Criação do núcleo de prática do xadrez formado por servidores e discentes do Campus Natal–Cidade Alta. De acordo com os resultados percebe-se que o xadrez, por ser uma atividade de reflexão intensiva e exigir uma tomada de decisão a cada lance da partida, é possível colaborar e construir uma conscientização individual e coletiva para a formação de cada indivíduo.

Palavras-chave


Xadrez, Xadrez na Escola, Ensino Aprendizagem.

Referências


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