Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

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A formação de agentes sociais de esporte e lazer no PELC no RN, no período entre 2004 e 2012.
Genildson de Oliveira Silva, Marcus Vinícius de Faria Oliveira

Última alteração: 2016-10-06

Resumo


O presente estudo buscou refletir sobre a formação de agentes sociais no Programa esporte e lazer da cidade, realizado no estado do Rio Grande do Norte no período de 2004 a 2012, sob a ótica da gestão do programa, mais especificamente do seu coordenador geral. Trata de compreender como os processos de gestão e intervenções estão inter-relacionados com a formação dos agentes sociais de esporte e lazer. As seguintes categorias foram tomadas como referências para a análise do estudo: o processo de seleção, o projeto pedagógico de formação dos agentes e as necessidades formativas do PELC. O desenho metodológico da pesquisa caracterizou-se por ser do tipo estudo de caso, centrando a investigação nas concepções, percepções e experiência do coordenador geral do programa do estado do Rio Grande do Norte. Como procedimento de levantamentos dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo foi utilizada como instrumento para organização e análise das informações. As informações apontam para um processo de formação dos agentes sociais fica dividido entre as proposições do Ministério do Esporte e da instituição executante. A formação era feita em cursos presenciais. Além das capacitações presenciais, existia também ao mesmo tempo a formação à distância, através de textos relacionado a temática. Dentre as atribuições do agente social de esporte e lazer destacamos o de desenvolver uma ou mais oficinas e fazer o cronograma e plano de aulas, buscando atender a comunidade de um modo geral sem exclusão. De forma a garantir os princípios e diretrizes que é de uma política pública democrática e popular. Como conclusão observamos o alcance acerca de quase cinquenta municípios no estado do RN, atendidos pelo PELC no período acima citado em que os agentes sociais receberam a formação, sendo aptos para desempenhar a função. Garantindo a esses municípios o bom desenvolvimento e a continuidade do programa na maioria deles. Conquistando aprendizados, legados tangíveis e intangíveis.
Palavras - chave: Formação, Agentes sociais, Pelc RN.

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