Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Estudo na Secretaria de Educação Municipal de Natal e o levantamento de equipamento para o Esporte e Lazer no Bairro de Neópolis
Regiane Carla Medeiros Araujo

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


O inicio do estudo tem como base levantamento dos dados na secretária Municipal de Educação e fonte do web site, sobretudo após a Constituição de 1988, teve como objetivo estudar as políticas públicas voltadas para o esporte e o lazer, além de diagnosticar os programas, projetos e ações que são aplicados pela Secretaria Municipal de Educação na cidade do Natal-RN, com base bibliográfico com alguns autores renomados das politicas públicas voltadas ao esporte e ao lazer, como, MARCELINO, DUMAZEDIER, SPOSITO entre outros Nesse contexto, foram utilizada a metodologia com a realizaçao de pesquisas de campo por meio de entrevistas semiestruturadas com os profissionais que atuam na secretaria, no setor do desporto, cultura, lazer e do tempo integral. diagnóstico dos espaços de esporte e lazer do bairro de Neópolis. Portanto, o conhecimento desses espaços para a prática do esporte e do lazer ajuda a se ter uma melhor compreensão nas nas politicas públicas. No estudo, encontrou-se os resultados no período de 2014 a 2016,relação das escolas municipais contempladas com o programa Mais Educação, programa Mais Cultura, e alguns projetos e ações, e o Segundo Tempo. Conclui-se que é necessario um melhor organizaçao nas politicas de esporte e lazer.

Palavras-chave


Politicas Públicas, Programas e Projetos, Esporte e Lazer.

Referências


BRAMANTE, Antônio Carlos. Formulação de uma politica setorial de lazer: avaliação contextual do Distrito Federal. Revista conexões, v.1n. 2,1999.
CRUZ, M. L. M. Graduado em Educação Física e Técnico em Desportos- ESEF/UFPEL 1984. Mestre em Educação e Cultura - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), 1999.
SPOSITO, Carrano. Juventude e políticas públicas no Brasil. Revista Brasileira de Educação. Jul. 2003.
LINHALES, Meily Assbú. São as Políticas para a Educação Física/Esportes e Lazer, efetivamente Políticas Sociais? In: Motrovivência Ano X nº 11, Florianópolis:UFSC, 1998.
MARCELINO, Nelson Carvalho. Políticas Públicas Setoriais de Lazer. Campinas: Autores Associados, 1996.
ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
PELEGRIN, Ana de. O espaço de Lazer na Cidade e a Administração Municipal. In: Marcellino, N. Políticas Públicas Setoriais de Lazer. Campinas: Autores Associados, 1996.
PINTO,Leila Mirtes Santos de Magalhães. A Construção da Interdisciplinaridade no Lazer: Experiência Política da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – M.G. In: Marcellino, N. Políticas Públicas Setoriais de Lazer. Campinas: Autores Associados, 1996.
Secretaria Municipal de Educação de Natal.Pesquisado em site: http://www.natal.rn.gov.br/sme. Acesso em 29 de Fev de 2016.