Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Estilo de vida e padrões estéticos do IFRN campus natal - cidade alta.
Marcilene Félix Félix da Siva, Regiane Carla Medeiros de Araújo

Última alteração: 2016-10-03

Resumo


O presente trabalho teve o objetivo de estudar sobre estilo de vida e compreender as formas de estilo das alunas de Ensino Médio do IFRN Campus Cidade Alta.com a justificativa de conhecer como essas estudantes, optaram para terem um estilo de vida e estético próprio, nessa visão, deve-se ao compreender como é o convívio das pessoas, é saber sobre os diferentes costumes, culturas, miscigenação. E perceber-se como são criados os novos hábitos e os costumes. A metodologia adotada foi à pesquisa de campo, para coleta de dados utilizamos como instrumento a entrevista semiestruturada. Embasando-se nos teóricos Velho (1977), Simmel (2005/1903), Bourdieu (1983) e Eco (2010) estudantes do comportamento humano. Com a coleta de dados foi obtido os resultados que a mídia influência nas suas decisões para o modo de comporta-se e vestir-se, inclusive, nos estilos de música. Considerações finais: Nesse sentido, os estilos de vida e os padrões estéticos são definidos em processo de individualidade, e os seus desenvolvimentos depende da liberdade de cada individuo, por fim, a pesquisa revela que essas estudantes percebem a influência urbana e da modernidade. Nesse contexto, é de fundamental contribuição o entendimento sobre a evolução de padrão de vida, histórico, crenças, convívio e conivência perante a cultura que tiveram contato.

Palavras-chave


cultura, lazer, estilo de vida, sociedade,costumes

Referências


Eco, Umberto,1932-História da beleza. Tradução: Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2010
Extraído de: ORTIZ, Renato (org.). 1983. Bourdieu – Sociologia. São Paulo: Ática. Coleção Grandes Cientistas Sociais, vol. 39. p.82-121
https://ensinofotecufrn.wordpress.com/2012/11/09/ifrn-cidade-alta-e-memoria-cultura-e-diversidade/
MATTOS, A. R. Liberdade, um problema do nosso tempo: os sentidos da liberdade para jovens no contemporâneo. Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
SIMMEL, G. As grandes cidades e a vida do espírito. In: Mana – Estudos de Antropologia Social. V. 11 nº 2, out., pp. 577-591, 2005/1903.
SIMMEL, Georg. Philosophie des Geldes. (Gesamtausgabe Bd. 6) Frankfurt/M, Suhrkamp, 1989, pp. 9-20 e 591-616. Trata-se do texto da segunda edição, definitiva, de 1907.
VELHO, GILBERTO MACHADO DA SILVA, Luis Antônio. 1977. "Organização social do meio urbano", Anuário Antropológico - 00/76, p. 71-82.
VELHO, Gilberto. 1994. Projeto e metarmofose se: antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro, Jorge Zaharr.

Texto completo: docx