Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
INVESTIGAÇÃO SOBRE AS PRATICAS DOS ESPORTES RADICAIS EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE
Regiane Medeiros Araújo, Marise Bento MENEZES, Joseane dos Santos LINO, ANTÔNIO MARCELINO BARBOSA, Marcilene Félix SILVA

Última alteração: 2016-11-15

Resumo


O presente estudo tem o objetivo de buscamos realizarmos a investigação das atividades de lazer em alguns municípios distintos do Rio grande do Norte: Na cidade de Pipa no Município de Tibau do Sul; São Miguel do Gostoso; Serra Caiada. São esses lugares pesquisados, os quais ainda não possuam fundamentos legais para a prática dos esportes radicais, como também mostrar que tipo de atividades de lazer pode ser praticado nesses ambientes. Os esportes Radicais são: Escalada Boulder, Rapel, em Serra Caiada; O Arvorismo e tirolesa, na cidade de Pipa no Munícipio de Tibau do Sul; Kite surf em São Miguel do Gostoso. Nesse sentido, levamos em considerações os fatores geográficos e ecológicos de impactos ambientais, além de procura-se o conhecimento com bases no aprendizado sobre os esportes Radicais desses lugares, e tem como objetivos de estudo agregar conhecimentos de como desenvolver atividades de esporte e lazer Radicais em ambientes naturais e preservação ecológica, no intuito da relação de interação com o meio ambiente sem causar impacto de grandes proporções à natureza. Para isso vamos nos apropriar de concepções teóricas de CAPRA (1996); TBILISI (1977); COSTA, (2000);MARINHO (1999); ISAYAMA,(2010). E mostrar a importância de conservação ambiental para a população dessa região e a sociedade no geral. A base metodológica é por meio de sites, bibliografias, com breve explicação da geografia da região, temperatura, direção das massas de ar estabilidade do solo, tipo de vegetação, enfim todos os fatores que influenciam e definem os horários e os tipos de práticas de esportes radicais e as modalidades a serem praticadas. Esse estudo tem intuito de poder incentivar a população na conservação dessa riqueza natural e na preservação Ambiental e nas fortes de renda com o esporte Radical.

Palavras-chave


Esporte Radical,atividades de lazer,atividades de esportes,ambiente Natural.

Referências


Referências
Sinais Sociais | Rio de Janeiro | v.8 n. 23 | p.1-160 | set-dez 2013 Blog oficial da cidade do Natal, ligado as Secretarias de Comunicação e de Turismo.
Pesquisado em https://vivernatal.wordpress.com/tag/ecoturismo-no-rn/ disponível em 23-março de 2016.
FRANCISCO, Wagner De Cerqueria E. "Massas de ar"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 23 de marco de 2016.
BRASIL, 2000. Lei Federal n° 9.985/2000

Texto completo: docx