Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
A busca da qualidade de vida para fugir do ócio – Um estudo de caso
Paulo Cesar Medeiros, Maura Lúcia Dantas Cruz, Iva Cândida de Araújo Gomes, Josély Josély Figueirêdo Gomes

Última alteração: 2016-10-19

Resumo


A atividade física, seja ela qual for para o ser humano, é considerado nos tempos modernos uma condição indispensável dentro do processo na obtenção da qualidade de vida, principalmente se esse processo estiver intrinsecamente relacionado ao ócio que por ventura o ser humano estiver vivenciando. Este estudo constitui um estudo de caso – de cunho exploratório/descritivo – cujo objetivo é conhecer as mudanças de comportamento através da saída do estado de ócio para a prática da atividade física, cujo objetivo é alcançar em seu cotidiano a qualidade de vida. Esta pesquisa objetiva analisar as associações da prática das atividades físicas para alcançar a qualidade de vida passando por uma mudança de hábito, usando como objeto de pesquisa, o acompanhamento desse processo através do Sr. Daniel Cabral. O estudo utilizou-se da metodologia de acompanhamento de seu dia-a-dia, bem como entrevista aberta para embasar as conclusões dos pesquisadores. Essas conclusões são apresentadas na pesquisa em forma de resultado da discussão dos dados, para responder o que motivou o Sr. Daniel Cabral na tomada de decisão em sair do estado de ócio para a prática de uma atividade física, bem como as dificuldades encontradas para manutenção da qualidade de vida encontrada com essa prática.

Palavras-chave


Qualidade de vida; Atividade física; Ócio; Lazer; Esporte

Referências


ALVES, Júlia Falivene. METRÓPOLES: cidadania e qualidade de vida. São Paulo. Editora Moderna, 1992. p. 19.
BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia Aplicada à Administração de Empresas. Editora Atlas, 3ª Edição, 1992. Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO -http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/51347/saude-fisica-mental-e-social#ixzz41xZ4LFiW
BOURDIEU, Pierre. Gostos de classe e estilo de vida. In: ORTIZ, Renato (org). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983a, p. 82-121.
CERQUEIRA, Josele Coura de: Qualidade de vida, Monografia ao Instituto a Vez do mestre como condição prévia para a conclusão do curso de Pós Gradação “Lato Sensu” de Gestão em Recursos Humanos. Rio de Janeiro 2010. p. 29-30. Disponível em:< http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/k214476.pdf> acessado em 16 de março de 2016.
GOMES, Maria Josély de Figueirêdo. ESTILO DE VIDA E SAÚDE. 2005. p. 11
GONÇALVES, A.; VILARTA, R. Qualidade de Vida e Atividade Física – Explorando teoria e prática. Barueri, SP: Manole, 2004.
LOVISOLO, Hugo. Atividade física e saúde: uma agenda sociológica de pesquisa. In: MOREIRA, Wagner Wey; SIMÕES, Regina (orgs.). Esporte como fator de Qualidade de Vida. Piracicaba: Editora Unimep, 2002, p. 277-296.
MINAYO, M.C.S.; HARTZ, Z.M.A.; BUSS, P.M. Qualidade de Vida e Saúde: um debate necessário. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v.5, n.1, p.7-18, 2000.
NAHAS, Markus Vinicius. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 4. ed. Londrina: Midiograf, 2006. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 2, p. 513-518, abr./jun. 2012
NAHAS, M.V.; BARROS, M.V.; FRANCALACCI, V. O Pentáculo do Bem-Estar – Base Conceitual Para Avaliação do Estilo de Vida de Indivíduos e Grupos. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v.5, n. 2, p. 48-59, 2000.
NAHAS, M.V. Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida – Conceitos e Sugestões para um Estilo de Vida Ativo. 2.ed. Londrina: Midiograf, 2001.
NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 5. ed. rev. atual. Londrina: Midiograf, 2010. 318p. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbce/v34n2/a18v34n2.pdf> acessado em 03-03-2016

Texto completo: Sem título