Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Atividades lúdicas e relaxamento na promoção da saúde E a repercussão na melhora da qualidade de vida
Cristino Jean Teodulino

Última alteração: 2016-10-06

Resumo


Resumo

O termo qualidade de vida enfoca um conceito que abrange o bem estar físico, mental e psicossocial de cada individual, o que significa ausência de doenças, trata se de uma percepção que o indivíduo tem sobre sua própria vida, considerando aspectos e valores que envolve os sistemas culturais, ambientais e metodológicos nos quais ele vive (BOWLING; BRAZIER, 1995). Atualmente estudos abrangem este tema com total relevância, em busca de conhecimentos que melhorem a qualidade de vida de cada indivíduo, os critério de avaliação da QV encontram adaptados nos questionários SF-36 e o WHOQOL -1OO. Esta temática trata se de uma revisão de literatura que visa associar as atividades corporais (lúdicas e relaxamento) na melhora da qualidade de vida de cada indivíduo, garantindo assim seu bem estar, uma vez que o estudo descrito por Nádia et al 2003, sugere que atividades corporais são eficazes na melhora da qualidade de vida. Ademais Juliana; Gisele; Debora, 2010 avaliaram a prática de atividades lúdicas e concluíram sua eficácia no que se refere a QV. Então ao relacionar o conceito da cartilha do ministério da saúde, que abrange a promoção na saúde, instituiu se a necessidade de juntar os temas atividades lúdicas e relaxamento e avaliar o que estas práticas juntas são capazes de preconizar na vida do indivíduo com baixo padrão de qualidade de vida.
PALAVRAS CHAVES: Qualidade de vida; atividades corporais; atividades lúdicas; promoção a saúde.

Palavras-chave


laser; esporte; praticas corporais

Referências


1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. 3ª. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
2. Bowling A, Brazier J. Quality of life in social Science and medicine. Introduction Soc Sci med. 1995; 41:1337-8.
3. Fleck, MP, Louzada S, Xavier M, Cachamovich E, Vieira G, Santos L, et al. Aplicação da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Sa ú d e (WHOQOL-100). Rev. Saúde Pública 1999; 33:198- 205.
4. The WHOQOL Group. The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOL): quality of life assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization. Soc Sci Med 1995; 41:1403-10.

Texto completo: docx