Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Festivais de Representações culturais: Que são transformados em Mega evento
Marise Bento Menezes

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


O presente artigo tem como finalidade o estudo do festival que acontece em Campina grande-PB “O maior são João do mundo”. Buscando saber dos frequentadores o que é imprescindível em uma festa, e qual formato de evento mais lhe atrai, se o clássico ou estetizado. Sabemos que esses festivais são produzidos com fins estéticos que vem se transformando em megaevento, e consequentemente com isso vai se perdendo o verdadeiro sentido da comemoração. As festas juninas são festividades folclóricas de muita tradição no Brasil. Festas essas que tiveram origem nos tempos coloniais e são comemoradas no mês de junho, e tem como principais características a participação popular, e tem como elementos festivos as quadrilhas, fogueiras, comidas e bebidas típicas, que traduz uma ponte forte das culturas nordestinas. O objetivo do estudo e fazer uma analogia da festa em duas partes, uma que vai tratar da representação, e outra do comportamento. Para isso vamos nos apropriar de concepções teóricas sociológicas de Durkheim; Maffesoli e outros.

Palavras-chave


Campina Grande; festival; Representações; cultura.

Referências


KHOORY , Daniella ,Campina Grande: A Maior Festa Junina do Brasil .Site: https://www.bestday.com.br/Editorial/Campina-Grande e no site : http://saojoaodecampina.com.br .Acesso em 25 de setembro de 2016.
AMARAL, Rita- Festa à brasileira. Sentidos do festejar no país que “não é sério” Disponível on-line via www no URL < http://www.ebooksbrasil.Org/eLibris/festas.html >Acesso em 25 de setembro de 2016.
DURKHEIM, Emile. Les formes élémentaires da la vie réligieuse. Paris, PUF, 1968.AMARAL, Rita-Festa à brasileira. Sentidos do festejar no país que “não é sério” Disponível on-line via www no URL < http://www.ebooksbrasil.Org/eLibris/festas.html >Acesso em 25 de setembro de 2016.
CAILLOIS, Roger. L’Homme et le sacré. Paris, Gallimard, 1950. AMARAL,Rita- Festa à brasileira. Sentidos do festejar no país que “não é sério” Disponível on-line via www no URL < http://www.ebooksbrasil.Org/eLibris/festas.html >Acesso em 25 de setembro de 2016.
MAUSS,Marcel &HUBERT, Henry. “ Essai sur la nature et la fonction du sacrifice” In: MAUSS, Marcel. Oeuvres. Paris, Editions de Minuit, 1968. AMARAL, Rita- Festa à brasileira. Sentidos do festejar no país que “não é sério” Disponível on-line via www no URL < http://www.ebooksbrasil.Org/eLibris/festas.html >Acesso em 25 de setembro de 2016.
MAFFESOLI, Michel. A sombra de Dionísio — Contribuição a uma sociologia da orgia. Rio de Janeiro, Graal, 1985. AMARAL, Rita-Festa à brasileira. Sentidos do festejar no país que “não é sério” Disponível on-line via www no URL < http://www.ebooksbrasil.Org/eLibris/festas.html >Acesso em 25 de setembro de 2016.

Texto completo: docx