Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Brincando e Aprendendo: Práticas no Universo da Educação para o Lazer.
rayza barros albuquerque

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


O estudo justifica-se por compreendermos que a escola, apesar de suas contradições, é ambiente de convivências entre pessoas de diferentes culturas, etnias e condições socioeconômicas. Nesta dialética, é também universo de quefazer por ser possível vivenciar práticas na perspectiva da formação qualitativa do ser humano. Neste contexto, a Educação Física com seus conteúdos motivadores quando expressos com ludicidade, contribui com o processo de ensino-aprendizagem qualificado. Este, sem dúvida, é um cenário a ser pensado com práticas numa dimensão da educação para o lazer. Neste sentido, as aulas de Educação Física Escolar se constituem em situações político-educativas ao estimular nos alunos vivenciar o jogo, a dança, o esporte, a luta a ginástica em unidade teórico-prática. Optamos por objetivo dessa pesquisa: identificar como nas aulas de Educação Física Escolar práticas da cultura corporal fundamentadas na educação pelo lazer são potencializadores do quefazer nos espaços no ambiente escolar. O universo pesquisado foi os espaços de lazer da Escola Municipal Timbi no Município de Camaragibe-PE. A metodologia da pesquisa tem por base os princípios da pesquisa-ação e os princípios etnometodológicos. Ao mesmo tempo em que os princípios da intervenção têm as bases da abordagem crítico-superadora. Elegemos como procedimentos o planejamento participativo, a observação participante e a entrevista narrativa. Os resultados: ressaltam a melhoria dos espaços para práticas de lazer na escola, vivenciadas com cunho lúdico-educativo; a problematização de eixos planejados pelos alunos do ensino fundamental; a construção e/ou criação de novos caminhos e espaços assegurando diferentes sentidos e significados de movimentos com ânimo, esperança, alegria e autonomia. Portanto, reconhecemos que estudos com este foco têm indicado elementos relevantes em relação ao papel relevante dos atores sociais, alunos, professores, gestores, em socializar saberes resultantes de experiências vividas na dimensão da ação-reflexão-ação nas aulas de Educação Física Escolar. Em que o acesso ao conhecimento evidencia o aspecto critico-superador nas diversas intervenções sobre a cultura corporal em suas amplas manifestações que orientam ações com sentido e significado na direção da construção da humanização e formação cidadã.

Palavras-chave


Cultura Corporal, Educação Física, Lazer, Escola, Quefazer.

Referências


COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

MENEZES, Jean da Silva(1998). As origens culturais do mundo lúdico do jogo: uma forma de despertar a identidade social no âmbito da escola. In : Revista Motrivivência – Políticas públicas: Educação Física/Esporte/lazer. Ano X, N. 11, Set.

GADOTTI, Moacir. Escola cidadã. São Paulo: Editora Cortez, 2004

GIROUX, Henry. A escola crítica e a política cultural. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1987. (Coleção polêmica do nosso tempo)