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Participação popular em práticas de hidroginástica: possibilidades de lazer com idosos
paulo renne sergio, Silvia Coruso Sobral, Ricardo Mendes Silva, Tereza Luiza França

Última alteração: 2016-10-13

Resumo


Resumo
A reconfiguração do sistema produtivo e face as transformações desta nova realidade o idoso ganha importância nas produções científicas. Estas produções revelam forte teor científico destaca que o componente lúdico, educativo faz parte da experiência cultural dos estudos sobre os idosos. Neste contexto, nosso estudo toma como foco a prática de hidroginástica para a população idosa numa perspectiva de educação para e pelo lazer. Frente a estas possibilidades assume as categorias ludicidade, criatividade, humanização, participação, cooperação e inclusão, assegurando a hidroginástica para a melhoria corporal do idoso. Delimitamos por objetivo analisar as contribuições da sistematização de práticas de hidroginástica com idosos na perspectiva da educação para e pelo de lazer. A metodologia inicial foi pesquisa bibliográfica. Para as práticas adotamos a abordagem crítico-superadora e para a coleta dos dados os princípios da pesquisa-ação. Como instrumentos a observação participante e entrevista narrativa. Concluímos que a prática da hidroginástica numa educação para e pelo lazer para população idosa melhora o condicionamento cardiovascular-respiratório, a tonificação muscular, flexibilidade, manutenção da massa óssea, destaca-se a ausência do impacto e o prazer de realizar atividades na água. Combate o estresse emocional e demonstram que esta população assume posturas crítico-reflexivas com ludicidade, criatividade, humanização, cooperação e inclusão.
Palavras-Chaves: Hidroginástica, População Idosa, Lazer.

Palavras-chave


Hidroginástica; População Idosa; Lazer;

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