Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

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A função e a relação corpo/objeto presente na brincadeira do pular corda
Kelly Cristina Alves de Araújo, Pierre Normando Gomes da Silva

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


A brincadeira tem sua importância comprovada para a criança nos aspectos físicos, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo, mas, além disso, a brincadeira é uma etapa essencial para o desenvolvimento da criança, pois é na brincadeira que a criança aprenderá sua relação com o outro e o meio, é uma ação que imobiliza todo o seu processo de desenvolvimento, criando sua linguagem de comunicação. No momento em que a criança está brincando seu envolvimento está atrelado a sua vivência diária, mas também existe uma interação com o antigo, principalmente aos jogos tradicionais. Neste sentido, esta pesquisa objetivou analisar quais necessidades funcionais atendem a brincadeira do pular corda e que estruturas mentais misturam-se às estruturas funcionais, observando como os participantes mantém relação com o objeto corda e qual a sistemática de condutas e de relações humanas que daí resulta como também qual é essência tecnológica do objeto (finalidade no jogo) e o que acontece no domínio psicológico ou sociológico das necessidades e das práticas, no intuito de perceber se é possível identificar na vivência da brincadeira as denotações formais e técnicas do objeto e as conotações das necessidades (sociais, inconscientes, culturais) vividas. Caracteriza-se como descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando como teoria de análise a semiótica. A amostra foi constituída por alunos do 3º ano do ensino fundamental I de uma escola da rede municipal de João Pessoa. Os resultados descreveram os significantes da brincadeira, evidenciando a riqueza perceptivo-motora, como também os múltiplos significados cognitivos, emocionais e socioculturais do movimentar-se dos participantes. Concluiu-se que a brincadeira de pular corda traz uma finalidade física no qual auxilia no desenvolvimento de valências como a resistência, a força, a agilidade, mas também uma interação com o antigo, o meio em que está inserida e as relações que a criança cria ao brincar. Contudo a criança aprende e tem a possibilidade de superar seus limites, brincando e experimentando cultura, indispensável para a formação humana.

Palavras-chave


Práticas Corporais;lazer

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