Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Esporte de alto rendimento: gestão e importância
Kadydja Karla Nascimento Chagas, Everton Rodrigues, Francisco Dinarte de Melo Junior, Gutemberg José Pereira de Brito Neto, Marta Mariane Ferreira Gomes de Souza

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


Ao sediar a Copa do Mundo da FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil enquanto país que possui historicamente uma tradição esportiva significativa entrou no circuito dos megaeventos esportivos passando a sediar e gerir esses eventos mundialmente relevantes para o esporte. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo auxiliar o profissional atuante no campo de Gestão Desportiva a entender as competências necessárias para gerir uma modalidade esportiva de alto rendimento. A metodologia de pesquisa se caracteriza por uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva e bibliográfica. Para o desenvolvimento do trabalho foram desenvolvidas as seguintes etapas: entrevista semiestruturada com profissionais das diversas áreas ligadas ao esporte e estudo bibliográfico das temáticas abordadas ao longo do estudo. Dessa forma, foram resultados obtidos na pesquisa: 1. A concepção de que o gerir com eficiência e eficácia são fatores determinantes para o desenvolvimento pleno de qualquer ação; 2. Uma gestão bem aplicada ao esporte pode trazer resultados concretos à modalidade, munidos de uma eficiente experiência profissional; e 3. O estudo proporcionou demonstrar a influência do esporte de alto rendimento em diversas realidades, e como a sua atuação possibilita ações construtivas e transformadoras no contexto social brasileiro.

Palavras-chave


Gestão, Alto Rendimento, Esporte

Referências


BRASIL, NATAL. Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998. Institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências.
MAZZEI, Carlos Leandro; BASTOS, Flávia da Cunha. Gestão do Esporte no Brasil: Desafios e Perspectivas. 1ª ed. São Paulo: Ícone, 2012.
SANTIN, Silvino. Educação Física: da alegria do lúdico à opressão do rendimento. 3.ed. Porto Alegre: Edições EST, 2001.
Como o coração de um atleta funciona? Médico explica. Disponível em: Acesso em: 25 ago. 2016.

Texto completo: docx