Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
O Tai Chi Chuan como prática da liberdade: do lazer à formação do ser
Bruno José Neves da Luz

Última alteração: 2016-10-04

Resumo


Nascido na China antiga, o Tai Chi Chuan (太極拳) tem seus movimentos e filosofia reproduzidos atualmente em vários lugares do mundo. No Brasil, é muito praticado e a maioria dos estudos realizados sobre esse tema são voltados principalmente às contribuições que esta prática proporciona a vida em suas mais amplas dimensões. Atualmente tem se falando do Tai Chi Chuan como uma prática educativa, integrativa e socializadora por explorar as subjetividades e as relações entre seus praticantes. Pensando nisso, pesquisadores do Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Lazer – NIEL da Universidade Federal de Pernambuco. O Tai Chi Chuan assegura uma concepção de formação do ser com a natureza para evidenciar as interações e experimentações dessa concepção integradora do homem. Vivenciamos práticas de lazer em diferentes universos que possibilitam práticas no sentido da valorização do ser. Uma arte marcial caracterizada por princípios que busca nos fundamentos do lazer romper barreiras para além de uma luta competitiva. O objetivo é sistematizar, contextualizar, construir conhecimentos teórico-práticos para e pela realidade histórica, cultural e social dos alunos, visando práticas com liberdade do ser. Para tanto, elaboramos este estudo com os fundamentos da perspectiva metodológica crítico-superadora, centrando como categorias a humanização e a autonomia para experienciar situações no Programa de Esporte e Lazer na Cidade – Vida Saudável em que o Tai Chi Chuan é vivenciado com ludicidade, explorando movimentos sentidos e pensados com e para o corpo em direção a uma educação para a vida. Até então, o projeto tem constatado resultados significativos no sentido que o Tai Chi Chuan influenciou direta e indiretamente nas vivências diárias dos alunos. Relatos expressos pelos mesmos apontaram que diferentemente de outras atividades físicas que eles haviam praticado anteriormente, no Tai Chi o praticante amplia a sensibilização e o conhecimento quanto a si próprio e também em relação aos outros. Nesse caso, podemos perceber que partindo da prática corporal, transpassamos pelas relações inter e intrapessoais construindo uma cultura de cooperação, participação e integralização do ser humano, caracterizando esta arte marcial como uma expressão importante e influente no processo de humanização.

Palavras-chave


Tai Chi Chuan, Lazer, Humanização.

Referências


COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

CHIA, Mantak & LI, Juan. Estrutura interior do Tai Chi Chuan - Tai Chi Chi Kung I. São Paulo: Editora Pensamento-Coutrix Ltda, 1996.

FRANÇA, T. L. Lazer – Corporeidade – Educação: o saber da experiência cultural em prelúdio. Natal-RN. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003.

FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1967.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1983.

GONÇALVES, Maria Augusta Salim. A questão dos pressupostos filosóficos da Educação Física. Santa Maria, 1990, Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, UFRGS.

KIT, Wong Kiew. O Livro Completo do Tai Chi Chuan: Um manual pormenorizado dos seus princípios e práticas. São Paulo: Pensamento, 2013.

LUCENA, Sávia Maria da Paz Oliveira. A vida do saber-ser na autoformação de um educador: o nascer de um saber- fazer para o domínio do lazer. Natal. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003.

LIMA, Luzia Maria Silva. O Tao da Educação: A Filosofia oriental na escola ocidental – São Paulo: Ágora, 2000.

LIN, Xiaomei; LECHEVA, Borislava. An Analysis of Wushu’s Theoretical Concept and its Reflection in Wushu’s Practice. Journal of Sports and Physical Education.
Zhejiang University, China; v.1, p. 42 – 45. Set. 2013.

MASCARENHAS, Fernando. Lazer como prática da liberdade: Uma proposta educativa para a juventude. Goiânia. Editora UFG, 2003.

MING, Zhuang Yuan. LIAN GONG SHI BA FA: LIAN GONG em 18 terapias. São Paulo: Editora Pensamento-Coutrix Ltda, 2000.

TSÉ, Lao. Tao Te King. Ed. Pensamento. 2006.

WAI, Kowk Chan. Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional. São Paulo: Barany Editora. 2014

Texto completo: Sem título