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Práticas de hidroginástica: vivências de lazer na terceira idade
Adrielly Karla Paula, Paulo Sérgio Silva

Última alteração: 2016-10-04

Resumo


O referido trabalho aborda sobre as vivencias no Programa Vida Saudável desenvolvido pelo coletivo de monitores e professores que integram um laboratório de estudos e pesquisas na UFPE. É um programa extensionista que sistematiza práticas da hidroginástica com idosos da sociedade recifense. Com o eixo centrado na inclusão social assegura possibilidades de ressignificar práticas lúdicas com ênfase na socialização e autonomia idosa. A base teórica selecionada para este estudo nos autoriza a afirmar que a hidroginástica se constitui de práticas alegres, prazerosas, com liberdade de expressão e por conta da relação com a água tem baixo impacto. Neste sentido, contribui para melhoria da capacidade aeróbica, força muscular, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, relaxamento, autoestima, superação do estresse, depressão. O elemento lúdico se faz presente na expressão dos participantes e demonstram iniciativas de solidariedade. As relações sociais são importantes, pois garantem interações, trocas e novas amizades junto ao segmento idoso. Tem contribuído com o processo ensino-pesquisa-extensão pelo acesso de práticas de lazer com oficinas temáticas dentro e fora da piscina. Nestas são contextualizadas a cultura da realidade sócio-político-econômica-cultural da região e realidade de cada participante. Como objetivo foi definido vivenciar a construção de práticas de lazer junto estimulando os valores sócio-educativos presentes nas diversas nuances da vida idosa. Da orientação metodológica da intervenção a abordagem crítico-superadora destaca-se três princípios: o conhecimento sistematiza-se por diferentes possibilidades de ensino-aprendizagem; foca as comunicações e as linguagens adotadas numa relação dialógico-participativa nas decisões didático-pedagógicas tomadas pelo coletivo. Os procedimentos indicam instrumentos como a observação e o planejamento participativo e círculos de diálogos para coletar informações relevantes e relatos do contexto e atores, o que permite compreender com propriedade as necessidades das dimensões do ser humano, em caso, o ser humano idoso. O processo avaliativo participativo aponta dados que os idosos avançaram significativamente em direção ao objetivo geral proposto, realizando práticas dentro e fora da piscina, com interação social em que a solidariedade, a autonomia, a cumplicidade, a dialética expressas por gestos, atitudes, narrativas e críticas presentes nas práticas. A relevância da hidroginástica para essa população, nas aulas, constata-se pelos gestos, olhares e sorrisos momentos harmoniosos e únicos que ficam marcados em nossas vidas.
Palavras Chave: Lazer, Idosos, Hidroginástica, Inclusão social, Lúdico.

Palavras-chave


Lazer; Idosos; Hidroginástica;Inclusão social; Lúdico.

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